Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Noticias
Postado em 21/03/2006

Instruções para o preparo de alimentos derivados de aves

 

Fonte: ANVISA (www.anvisa.gov.br/divulda/noticias/2006)

 

Os recentes surtos de influenza aviária de alta patogenicidade na Ásia, Europa e África têm gerado discussão sobre as fontes de infecção associadas ao homem. Com o intuito de esclarecer a população sobre o consumo de alimentos derivados de aves, a Anvisa elaborou uma nota técnica contendo instruções para o preparo desses alimentos.

A nota complementa a Resolução RDC nº 37, de 22 de fevereiro de 2006, que proíbe a importação de produtos derivados de aves procedentes de países com ocorrência de casos notificados de subtipo pandêmico do vírus influenza, o H5N1. Apesar da proibição, o consumo dos produtos derivados de aves é considerado seguro, desde que sejam completamente cozidos, fritos ou assados.

Não há registros de transmissão do vírus aos homens por meio de alimentos (como cortes de aves e ovos) mesmo quando a ave está contaminada. Esses alimentos só podem causar danos à saúde se manuseados incorretamente ou consumidos crus. Apenas a refrigeração ou o congelamento do alimento contaminado pelo vírus não são suficientes para eliminar o risco de infecção do homem.

As instruções de uso, preparo e conservação dos alimentos derivados de aves são as mesmas daquelas indicadas para outras doenças de transmissão alimentar: manter o alimento refrigerado ou congelado, descongelar no refrigerador ou microondas, separar o produto cru dos outros alimentos, lavar com água e sabão as mãos, utensílios e superfícies depois de manusear o produto cru e consumir somente após cozido, frito ou assado completamente.

Centro Universitário São Camilo / Curso de Nutrição - ATTENDE (Atendimento Técnico em Nutrição para Desenvolvimento Empresarial. Equipe técnica: Professora responsável Silvia Mart

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br

 

Sobre a Asbran

Sociedade de abrangência nacional e caráter técnico-científico, cultural e social. Sem fins lucrativos, congrega profissionais e estudantes da área de nutrição no Brasil.

ASBRAN

Onde estamos

Rua Cláudio Soares, 72, cj. 1607 - Pinheiros
São Paulo | CEP 05422-030
Clique para chamada via whatsapp Whattsapp
E-mail: secretaria@asbran.org.br

ASBRAN

Círculos

ASBRAN © 2004-2022 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Prossiga COM