Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Rede de Alimentação Escolar Sustentável inicia novo ciclo de trabalho
Postado em 27/02/2024 | fonte - Asbran e RAES

A Rede de Alimentação Escolar Sustentável - RAES iniciou um novo ciclo de trabalho que vai se estender até o final de 2027. Criada em 2018 pelo Governo do Brasil, através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a RAES conta também com a participação do secretariado da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Documento da nova aliança que envolve as três instituições que já trabalham juntas no tema da cooperação técnica em alimentação escolar desde 2009 foi oficialmente assinado em dezembro de 2023 e em janeiro começaram as ações no âmbito do novo projeto “Agenda Regional para a Alimentação Escolar Sustentável na América Latina e no Caribe”.

O novo projeto, como os anteriores, alinha-se diretamente com os quadros prioritários da FAO, especialmente com o Better Nutrition, que visa “erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição em todas as suas formas, promovendo especialmente alimentos nutritivos e aumentando o acesso a dietas saudáveis”.

EIXOS DO NOVO TRABALHO

Um dos principais pontos será a adesão formal dos países à RAES, que será discutida com os países e contará com a participação dos técnicos, das chancelarias nacionais e do alto nível de envolvimento político dos países, como ministros e vice-ministros, com o objetivo de esclarecer os benefícios do trabalho em rede e organizar o papel de cada país nesta iniciativa regional.


Uma das primeiras atividades da RAES será trabalhar em conjunto com os países para construir uma agenda regional de alimentação escolar, tendo como base o princípio do direito humano à alimentação adequada nas escolas, a necessidade de universalização dos programas, a melhoria da qualidade dos cardápios escolares, as compras públicas da agricultura familiar e outros temas que explicitam as atuais demandas e desafios de nossa região para as ações de oferta de alimentos nas escolas e nos centros educativos.


Serão promovidos diálogos permanentes com organizações regionais e globais como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), a Comunidade do Caribe (CARICOM) e a Coalizão de Alimentação Escolar (School Meals Coalition).


A RAES foi reconhecida como uma poderosa ferramenta de articulação entre os países no Plano de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN) da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) para o enfrentamento dos indicadores de insegurança alimentar e nutricional em todas as suas formas e promoção da necessária transformação dos sistemas agroalimentares convencionais em sistemas inclusivos e resilientes, especialmente considerando a demanda global pelo nexo das políticas de segurança alimentar e nutricional com os desafios climáticos.


Neste novo ciclo, será fornecido apoio técnico aos países nos diversos componentes da alimentação escolar, especialmente na elaboração de políticas nacionais de AE, na capacitação dos atores-chave nos diversos componentes, por meio de cursos e trocas de experiências, e na implementação da metodologia de Escolas Sustentáveis.


Se buscará cada vez mais integração entre a agenda ambiental e de mudanças climáticas com os temas de alimentação escolar.


A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o secretariado da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) trabalham juntas no tema da cooperação técnica em alimentação escolar desde 2009. As ações se consolidaram e, até este ano, pelo menos 26 países já participaram de atividades e diálogos da RAES.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br