Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Fórum Mundial da Alimentação: Mais países participam de abordagem inovadora de investimento
Postado em 15/10/2024 | fonte - FAO

Abordagens inovadoras e direcionadas para o desenvolvimento estão em demanda cada vez maior na área da alimentação, como ressaltado pela crescente participação no Fórum de Investimento De Mãos Dadas 2024, que começou dia 15 de outubro, em Roma, durante o Fórum Mundial da Alimentação. Existem agora 72 países que aderiram à Iniciativa Hand-in-Hand, um esquema de assinatura lançado por QU Dongyu, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A Iniciativa De Mãos Dadas, lançada em 2019, prioriza países e territórios onde a pobreza e a fome são mais altas, as capacidades nacionais são limitadas, ou as dificuldades operacionais são maiores devido a crises naturais ou provocadas pelo homem. Áreas de intervenção incluíram o desenvolvimento de cadeias de valor para produtos prioritários, construção de agroindústrias e sistemas eficientes de gestão da água, introduzindo serviços digitais e agricultura de precisão, reduzindo as perdas e o desperdício de alimentos, e enfrentar os desafios climáticos e os riscos climáticos.

FÓRUM
Cerca de 29 países e cinco iniciativas regionais estão no fórum deste ano na sede da FAO, apresentando 115 casos de investimento agroalimentar de alto impacto e se envolvendo diretamente com possíveis investidores em mais de 400 reuniões agendadas até agora. A Iniciativa De Mãos Dadas catalisou até agora mais de US$ 3 bilhões em investimentos agroalimentares priorizados, enquanto os casos de investimento propostos têm capacidade para aumentar seis vezes mais.

"Finanças e investimentos são essenciais para alcançar a transformação dos sistemas agroalimentares para liberar seu potencial de oferecer o bem para todos, hoje e amanhã", disse Qu ao abrir o evento de três dias.

A Iniciativa De Mãos Dadas é, juntamente com o Fórum de Investimento anual, um "exemplo muito bom de uma solução inovadora destinada a preencher a lacuna de financiamento de forma inclusiva e equitativa, visando os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), países menos desenvolvidos e sem litoral e países em situações de crise alimentar", disse o diretor-geral.

Segmentação mais inteligente, melhores correspondências

O Fórum de Investimento De Mãos Dadas é o ponto crucial do esforço de construção de parcerias da Iniciativa, pois traz investidores, bancos multilaterais de desenvolvimento, setor privado e parceiros de desenvolvimento, fundações e fundos de impacto para uma plataforma onde os membros da FAO podem apresentar diretamente suas oportunidades prioritárias de investimento agroalimentar em seus sistemas agroalimentares e cadeias de valor. De fato, os principais atos do Fórum são reuniões bilaterais privadas de "matchmaking" com ministros e altos funcionários nacionais que a FAO facilita e que podem ser solicitadas aqui.

QU instou os ministros a compartilhar as lições aprendidas e outros insights obtidos com a apresentação de seus casos de investimento. Ele também lembrou que os casos de investimento precisam ser complementados com políticas de capacitação apropriadas.
Usando uma abordagem territorial e de propriedade e liderada pelo governo, o objetivo é acelerar as transformações dos sistemas agroalimentares baseadas no mercado para aumentar a renda, melhorar a nutrição, capacitar populações pobres e vulneráveis e fortalecer a resiliência às mudanças climáticas. A FAO ajuda a envolver os parceiros com a capacidade de fornecer meios críticos de implementação, desde tecnologia, dados e informações até desenvolvimento de capacidades, financiamento e financiamento, incluindo compartilhamento de riscos e ferramentas financeiras combinadas.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br