Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Noticias
Postado em 08/03/2006

Na revista Nutrição em pauta Nov/Dez de 2004 foi publicado um artigo sobre marketing nutricional, área que vem sendo ampliada na atuação do nutricionista.Planejamento Estratégico e Marketing Nutricional tem como autores o Dr. Mauro Fisberg, MilanaCara Tanasov Dan  e Renata Dal Farra Carsava  .

 O planejamento estratégico de marketing é o processo de análise dos objetivos e capacidades da empresa, e de desenvolvimento e manutenção de estratégias de atuação. O planejamento estratégico de marketing nutricional também organiza o desenvolvimento de estratégias da empresa, desde a análise do mercado até as estratégias de promoção em si. O marketing nutricional engloba: a diferenciação física do produto por meio do fornecimento de serviços complementares ao consumidor. Além disso, o nutricionista também pode auxiliar no desenvolvimento, implantação e avaliação dos resultados das pesquisas de marketing, no lançamento ou análise de produto existente no mercado.

Marketing é um termo que já foi utilizado como sinônimo de propaganda e vendas e que, atualmente, é definido como a ciência e a arte de conquistar, manter os clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles (Kotler 1998, 1999). O marketing também pode ser definido como o processo por meio do qual indivíduos obtêm produtos que desejam e/ou necessitam, criando e trocando valores uns com outros (Mattar, 1999).

Para a compreensão de marketing, faz-se necessário o entendimento dos termos: "necessidade" é um estado de carência básica, como são algumas necessidades físicas. "Desejo" remete as necessidades humanas de obter determinado bem ou serviço. Quando os desejos podem ser realizados, é estabelecida a "demanda ".

O conceito de marketing é baseado na necessidade da empresa ou do empreendedor em definir os desejos, interesses e necessidades do mercado alvo e proporcionar a satisfação do cliente de modo mais eficiente que seus concorrentes (Kotler, 1998).

Um dos aspectos iniciais que deve ser considerado na implementação do marketing em uma empresa é o planejamento estratégico (Mattar & Santos, 2003).

 O planejamento estratégico tem o lucro como objetivo final, portanto, é necessário que a empresa conheça o perfil de seus consumidores, principalmente em relação ás suas necessidades e desejos (Kotler e Armstrong 1998).

A pesquisa de marketing é um instrumento importante para auxiliar todo o processo de mensuração e previsão da demanda, e posicionamento de mercado. Além disso a pesquisa de marketing pode identificar oportunidades no desenvolvimento de produtos ou avaliar um produto já existente no mercado (Sâmara & Santos, 2002).

Há algumas variáveis controláveis em marketing que a empresa utiliza para produzir a resposta esperada no mercado alvo. Elas podem ser reunidas em quatro grupos, conhecidos como "os quatro P's: Produto, Preço, Praça e Promoção. Do ponto de vista dos consumidores, os quatro P's são vistos como C's: Valor para o Cliente (produto), menor Custo(preço), Conveniência (praça) e comunicação (promoção). São estes os pontos chaves no planejamento estratégico de marketing (Kotler,1999).

 O marketing é o responsável pela diferenciação do produto e pela demonstração desta "superioridade" ao consumidor, através das estratégias utilizadas na comunicação (Gomes, 2003).

Assim, a propaganda torna-se um dos instrumentos de marketing da empresa, para atuar sobre a estrutura de preferências do consumidor. Incentivando o crescimento ou surgimento da demanda (Pinheiro, 2004).

 As estratégias utilizadas na diferenciação dos produtos alimentícios, tanto na produção, quanto na sua divulgação, são denominadas marketing nutricional(Gonsalves,1997).

 O Marketing n

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br