Aguarde, carregando...
Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA's) representam aproximadamente um terço do total de aminoácidos presente na musculatura. São essenciais para todas as reações de síntese de tecido muscular e têm sido usados em atletas de alto nível durante provas de resistência aeróbia. Trata-se de um complexo de aminoácidos formados por leucina, isoleucina e valina, sendo todos essenciais e obtidos através de uma dieta equilibrada.
Vários estudos realizados com atletas sugerem que a suplementação de BCAA's, antes ou imediatamente após o exercício, poderia estimular a síntese protéica (muscular) e diminuir a quebra de tecido muscular.Este efeito foi notado em atletas em altas altitudes que ingeriram suplementação de BCAA's durante 21 dias, composta de 5,76g de leucina; 2,88g de isoleucina e 2,88g de valina por dia. Estes atletas aumentaram sua massa magra em 1,5% e mantiverem suas medidas de braços e coxas, e máxima potência muscular das coxas, em comparação com o grupo placebo, apesar de ambos os grupos terem diminuído sua ingestão calórica.
Outro fator que poderia estimular este aumento da síntese protéica poderia envolver o hormônio do crescimento (GH), um hormônio anabólico conhecido por estimular o crescimento muscular. Um estudo italiano analisou os efeitos de um mês de suplementação de BCAA's em triatletas, no qual os voluntários ingeriram 10 gramas de BCAA's antes de realizarem 60 minutos de exercício aeróbio. Os pesquisadores encontraram níveis de GH após o exercício 95% superiores aos encontrados quando os atletas ingeriam proteínas do leite, e concluíram que o grupo que ingeriu B greco-romana demonstrou que o grupo que ingeriu BCAA's em combinação com uma dieta de baixo valor calórico teve a maior queda de gordura e peso corporal, assim como também uma maior perda de gordura na área abdominal.
A suplementação de BCAA's mantem os níveis de glutamina no sérica estáveis após o exercício, eles parecem efetivamente fortalecer a função imunológica.
Este efeito foi demonstrado em triatletas que utilizaram BCAA's durante uma prova. Ao final, os níveis de glutamina dos voluntários era similar ao encontrado antes do início da competição, enquanto aqueles que receberam o placebo tinham os níveis de glutamina deprimidos e apresentavam uma maior incidência de sintomas de infecção.
Além desses estudos, os BCAA's parecem acarretar em uma melhora nas capacidades mentais: os estudos em atletas demonstraram que o comportamento e a função cerebral foram otimizadas quando os BCAA's eram ingeridos antes do exercício.
NOTÍCIAS | LISTAR 64% dos brasileiros apoiam imposto maior para ultraprocessados e bebidas adoçadas Núcleo da Aliança de Mato Grosso do Sul lança Tenda do Guia Alimentar Estudo aponta que excesso de peso paterno influencia no tamanho de recém-nascidos G20 Social debate Combate à fome, pobreza e desigualdades Dia Mundial do Diabetes alerta para o aumento da prevalência da doença Especialistas apontam riscos com PL que promove terceirização na alimentação escolar
Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br
Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada
Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br
ACESSE A REVISTA RASBRAN
ATUALIZAÇÃO CLÍNICA
ASSOCIAÇÕES FILIADAS
ACESSE OS CURSOS ONLINE
PRÊMIO NUTRICIONISTA
CLUBE DE BENEFÍCIOS