Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Noticias
Postado em 07/10/2005

     "Agricultura e  diálogo intercultural" é o tema  do Dia Mundial da Alimentação deste ano, informou a FAO.

     O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente para comemorar a data de fundação da FAO em 1945. Este ano a celebração ocorrerá no domingo 16 de outubro, na Sede da FAO em Roma. Também haverá atos comemorativos em mais de 150 países.

     O tema deste ano enfatiza a contribuição de diferentes culturas para a agricultura mundial e argumenta que um debate intercultural sincero é  uma condição prévia para o progresso na luta contra a fome e a degradação ambiental.

    Historicamente, o intercâmbio de cultivos e espécies animais entre as diferentes culturas tem revolucionado os hábitos alimentares e reduzido a pobreza. Por exemplo, a batata que é um cultivo rápido e de baixo custo, foi introduzida no o norte da Europa vindo da América do Sul no Século XVI e ajudou milhões de pessoas a libertarem-se do jugo da fome.

    O milho, originário das Américas, que hoje em dia alimenta muitos uma grande parte dos habitantes da Africa. Este continente e a Europa contribuiram muito na agricultura Americana com cultivos  tais como o do café, das uvas e do trigo. A introdução do camelo na Africa vindo da Arábia permitiu às pessoas viver e transitar em habitats mais extremos e a enriquecer sua alimentação com proteínas provenientes da carne e do leite.

     Com a agricultura, o diálogo intercultural surge em reuniões e negociações comerciais, e a cada vez que um perito de uma cultura apresenta algo novo, seja em laboratório ou no campo, a outra cultura.

Partilhando conhecimento e tecnologia

    "O diálogo intercultural entre os países em desenvolvimento  que enfrentam problemas na alimentação e na agricultura é uma maneira importante de partilhar conhecimento especializado e tecnologia", afirmou a FAO.

    A cooperação Sul-Sul como forma de transferência de conhecimento e tecnologia tem resultado em soluções compatíveis especialmente as condições locais.

    "Os produtores pobres não podem competir no mercado internacional se seus produtos são vetados nos países ricos, enquanto que os produtos agrícolas subvencionados dos países industrializados são vendidos a preço de custo, ou até abaixo, nos países pobres", segundo a agência da o­nU.

     Muitos países em desenvolvimento querem produzir para exportar, mas não irão alcançar todo o seu potencial até que um diálogo maior entre as nações permita um sistema de intercâmbio comercial mais justo.

     A FAO estima que 852 milhões de pessoas de todo o mundo continuam passando fome. Na Cúpula Mundial da Alimentação realizada em Roma em 1996 e de novo na Cúpula Mundial da Alimentação: cinco anos depois em 2002, líderes políticos se comprometeram a reduzir esta cifra pela metade até o ano de 2015. Além disso, os objetivos das Metas do Milênio da o­nU comungam com este compromisso de redução do número de pessoas famintas, ao passo que assegure a sustentabilidade ambiental.

     O Dia Mundial da Alimentação oferece uma oportunidade a nível local, nacional e internacional de aprofundar no diálogo e<

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br