Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

I Fórum sobre Direito à Alimentação no Contexto da Educação Alimentar
Postado em 10/12/2009 | fonte - REBRAE

Vontade de fazer mais, esperança em atingir as metas propostas e projetos futuros a serem implementados. Foi assim o I Fórum Sobre Direito à Alimentação Adequada no Contexto da Educação Alimentar e Nutricional que aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro no Auditório da UnB.

Com muito entusiasmo, a Professora Maria de Lourdes - Coordenadora de Gestão do CECANE- UnB, Eliene Ferreira de Sousa- Coordenadora Técnica de Alimentação e Nutrição- FNDE, e a Professora Raquel Braz Assunção Botelho- Sub Coordenadora de Educação Permanente abriram a cerimônia falando da importância emseformar uma rede de discussão sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada no Contexto da Educação Alimentar e Nutricional entre os profissionais de saúde e educação.

Os palestrantes se dividiram em dois dias com apresentações detalhadas sobre projetos e experiências exitosas relativas ao tema proposto.
- A perspectiva do Direito Humano a Alimentação Adequada no PNAE - Thais Franceschini, da Comissão Permanente do DHAA/CONSEA.
- Espaços e Práticas de Educação Nutricional e Alimentar Prof.ª Ana Maria Cervato, da USP
- Interação entre a Educação e a Nutrição para a Promoção da Alimentação Saudável na Escola- Prof.ª Edilene Costa, Consultora do Projeto Educando com a Horta

- Educação Nutricional e Alimentar na graduação- Formação do Nutricionista Prof.ª Elisabetta Gioconda da UNB
- A inserção da Gastronomia nas Unidades Hospitalares- Ana Paula Rezende da Secretaria de Estado de Saúde do DF.
- Cozinha Brasil - Uma Ação de Educação Alimentar e Nutricional- Clarissa Maria Pacheco do SESI.
- Oficinas de Alimentos Regionais como Estratégia para Educação Nutricional e Alimentar- Prof.ª Verônica Cortez Ginani da UnB.
- Proposições de Educação Alimentar e Nutricional no Contexto dos Restaurantes Comunitários do DF- Antônio Leopoldo do MDS
- Educação Alimentar e Nutricional no contexto das Políticas Públicas- Valderez Machado de Aragão do MDS.

- Promovendo a Alimentação Saudável nas Escolas- Prof.ª Cláudia Juzwiak da UNIFESP.
- Experiência do Projeto Viver Saudável- Prof.ª Veruska Prado Alexandre da UFG.
- A vivência do Projeto a Escola Promovendo Hábitos Alimentares Saudáveis- Nina Flávia de Almeida Amorim do Cecane-Unb.
- Educação Nutricional na infância e na adolescência Prof.ª Daniela Fagioli do Instituto Racini.
- Educação Alimentar e Nutricional - Neila Maria Viçosa Machado do CECANE, UFSC.        
                                                               
Uma roda de discussões foi formada no final do Fórum com o intuito dos participantes discutirem alguns encaminhamentos ao Pode Local, Participação do Centro Colaborador e para o FNDE. Foi perguntado aos integrantes da platéia, as idéias que eles poderiam estar colocando em um plano de ação em curto prazo para suas comunidades a partir das apresentações assistidas.
 
Algumas proposições sugeridas:
• Implementar uma mudança de hábito que atingisse diretamente as famílias, com cartilhas que causassem impacto. Atribuindo esta responsabilidade ao poder local.
• Programa Cozinha Brasil voltado para as para merendeiras terceirizadas
• Implantação da Horta nas escolas a fim de dinamizar a questão da alimentação saudável Com um empenho da comunidade, do gestor, diretor e educador da unidade educacional
• Uma aproximação da UNB com o Programa Pró Saúde.
• Humanização na discussão a respeito da alimentação escolar, criando focos de discussões com os professores e escolas.

A Professora Maria de Lourdes falou em nome dos Centros Colaboradores e da Coordenação do PNAE, afirmando que eles também partilham dessa iniciativa em transformar espaços como este Fórum Sobre em momentos de reflexão, com mais cidadania, visando à construção do bem público, ou seja, da saúde pública. No final de todas as proposições, termina com uma fala emocionada e agradecida por todo o esforço da Equipe do Cecane/UnB em planejar e organizar esse I Fórum. Reforçando mais uma vez, que o evento quis trazer questões provocativas, mostrando a todos que existem grupos que estão respeitando a questão da Alimentação Escolar com muita seriedade e comprometimento.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br