Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Em Dourados, merenda escolar inclui arroz fortificado dos EUA
Postado em 01/07/2009

O município de Dourados será um dos primeiros do país a incluir na merenda escolar o arroz fortificado com nutrientes, produto que surgiu de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. O projeto foi desenvolvido pela "PATH"- Organização Não Governamental (ONG) norte americana e é mantido pela Fundação Bill e Melinda Gates. A pesquisa resultou na produção de um arroz fortificado rico em vitaminas e sais minerais como ferro, vitamina B1, aminoácidos e que adicionado ao arroz comum garante um alto índice nutricional, como explicou o consultor da PATH no Brasil, Ágide Gorgatti,durante visita ás escolas da Rede Municipal de Ensino (REME).

Acompanhado de Shannon Cati, representante da o­nG, o consultor disse que o produto que já é elaborado em Indaiatuba no interior de São Paulo, tem sido incorporado no cardápio dos países que mais consomem arroz. O Brasil por exemplo, segundo ele, consome por ano 13 milhões de toneladas de arroz.
Gorgatti disse que além da China, Índia e Colômbia, o­nde a mistura do fortificado ao arroz comum, já tem apresentado excelentes resultados inclusive de melhoria no aprendizado das crianças, o Brasil passa a ser incluído no programa social desenvolvido pela o­nG, de recuperação nutricional.
O projeto apresentado na Embrapa de Brasília (DF) pelo grupo de norte americanos a representantes de vários municípios do país, será desenvolvido em todas as escolas da REME, com extensão da comunidade indígena, como informou o secretário de Agricultura, Indústria e Comércio,  Maurício Peralta.

Peralta foi quem tomou conhecimento do projeto e por solicitação do prefeito Ari Artuzi(PDT) viabilizou a vinda dos integrantes da o­nG dos EUA para Dourados, para que o município seja referência do estado no programa social. Ao todo serão 20 mil alunos das escolas municipais que terão este reforço na merenda, sendo 3.500 somente da Reserva Indígena. Ele informou que, em relação às aldeias, o município decidiu ampliar o programa social em função dos problemas de desnutrição infantil.
A secretária de Educação Marlene Vasconcelos, disse que o programa da o­nG norte americana, vem somar as ações já desenvolvidas pela atual administração no reforço da merenda. Ela explicou que este ano, o prefeito Ari Artuzi contratou nutricionistas para atender ás escolas da REME e ainda autorizou uma complementação financeira, aumentando o repasse de recurso por aluno para a aquisição da merenda escolar.

Fonte: G1

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br