Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Portal discute alimentação escolar e participação da sociedade
Postado em 07/05/2009

O Portal Cidade Criança (www.cidadecrianca.org), projeto lançado no início de 2009 por especialistas para facilitar ao cidadão o acesso a dados sobre a situação da criança e do adolescente nos municipios brasileiros, traz como destaque este mês uma discussão que envolve o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), terceirização da merenda e segurança alimentar.
 Reportagem preparada pela equipe do site apresenta reflexões da nutricionista e diretora da ASBRAN Sonia Lucena - membro do CONSEA - e da nutricionista e professora Claudia Juzwiak, coordenadora da Oficina Permanente de Educação Alimentar e em Saúde do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE-UNIFESP).
O Portal destaca a importância dos Conselhos de Alimentação Escolar - CAEs e mostra experiências bem-sucedidas em cidades do país. Segundo Luiz Carlos Santini de Mello, coordenador do projeto Cidade Criança, o debate apresentado, como em outros temas já abordados - Ideb, mortalidade infantil, Bolsa Família - tem como objetivo principal estimular a participação da sociedade na discussão de políticas públicas que privilegiem crianças e adolescentes nos municipios brasileiros.
"Trabalhamos para que o cidadão tenha ampla compreensão das particulares de seu município e possa conhecer em detalhes o dia-a-dia de sua cidade. A alimentação saudável é uma preocupação cada vez maior e deve estar presente nas escolas, especialmente porque em muitas casas não existe. E não se trata apenas do quadro de miséria e pobreza em muitos municípios brasileiros. A alimentação saudável também não se faz presente em boa parte das residências de classe média, o­nde os maus hábitos dos adultos vão se multiplicando. Discutimos no site que geração estamos construindo com mais salsichas, hambúrgueres e batatas fritas?", diz Mello.
Segundo ele, propagar informações corretas, com fontes confiáveis, promove a ação, o envolvimento e a criação de massa crítica, tarefa que o projeto pretende realizar com seriedade.
Em entrevista ao Portal, a diretora da ASBRAN disse que "a sociedade precisa acompanhar bem de perto a ação dos gestores locais e as políticas públicas desenvolvidas para promover a alimentação saudável no âmbito escolar de forma continuada".

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br