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Influência do marketing de alimentos na dieta infantil
Postado em 04/03/2009

Onze países da União Européia estão unidos em torno de um estudo que pretende medir a influência do marketing de alimentos e bebidas na dieta de crianças, a fim de combater o problema crescente da obesidade em crianças de até 12 anos.
Representante da Espanha no projeto, Rocío Ortiz Moncada (Medicina Preventiva e Saúde Pública - Universidade de Alicante), disse que as conclusões deste trabalho serão transferidas para o Livro Branco da Comissão sobre a Estratégia Européia de sobrepeso e obesidade "e que Bruxelas tem a intenção de reformular a sua estratégia em 2010".
O investigador principal do projeto é o diretor da Organización Internacional del Estudio de la Obesidad (IASO), o britânico Tim Lobstein, que coordena pesquisadores das universidades e centros de pesquisa do Reino Unido Bélgica, Chipre, República Checa, Dinamarca, França, Irlanda, Polónia, Suécia e Eslovénia.

A comercialização de produtos alimentares yem na televisão um dos seus principais suportes, mas também  internet, salas de cinema, publicidade no local, vestuário e escolas.
Para Moncada Ortiz, o estudo é consequência do crescente problema da obesidade, cuja prevalência aumentou para atingir o grau de "epidemia" em todos os países da UE, tanto em adultos e crianças.
Segundo a IASO, a prevalência de sobrepeso em crianças de idade escolar na União Européia cresceu de 9% em 1975 para 25% em 2003, uma tendência preocupante. Foram entrevistados para a pesquisa cerca de 150 especialistas, representantes de instituições e da população dos 11 países com influência sobre a comercialização de alimentos e bebidas para crianças. Os resultados serão divulgados no final do ano.

 

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