Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Obesidade provoca queda na expectativa de vida no México
Postado em 04/03/2009

A obesidade tornou-se um problema de saúde pública no México. O país possui 5 milhões de crianças nesta situação, o que aumenta o risco de se tornarem adultos com doenças como diabetes e hipertensão arterial. De olho no quadro atual, analistas afirmam que o custo da segurança social será inviável a curto prazo.
Diante da situação alarmante, o deputado Xiuh Guillermo Tenorio Antiga, coordenador do grupo parlamentar do Partido Nova Aliança na Assembléia Legislativa do Distrito Federal (ALDF), está cobrando ações eficazes das autoridades da Cidade do México para combater a obesidade e sobrepeso, doenças que afetam sete em cada dez mexicanos.
Tenorio comentou as declarações do secretário de Saúde José Cordova Villalobos, para quem o México só resolverá o problema da obesidade e sobrepeso em 30 anos. "Isto é uma geração." Segundo o deputado, pela primeira vez, em décadas, será reduzida a expectativa de vida dos mexicanos, como resultado dos danos à saúde causados pelo excesso de peso.
Tenorio sabe bem os danos que a obesidade provoca. Ele chegou a pesar 184 quilos. Hoje, com 90 quilos, propõe como parte integral de um programa para reduzir o sobrepeso em crianças a recuperação de espaços públicos para a prática de esportes e maior oferta de água nas em pequenas escolas para diminuir o consumo de refrigerantes.

No entanto, avalia, também é necessária a mudança de hábitos alimentares de pais e crianças. "Eu pertenço a uma geração catastrofista e estou certo de que estamos a herdar um país doente às novas gerações", disse Tenorio, legislador de 31 anos de idade que lançou uma batalha contra as transnacionais fabricantes de refrigerantes e junk food.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br