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Indústrias de alimentos adotam regras rígidas na publicidade para crianças
Postado em 26/01/2009

O ano começa com uma boa notícia. Diversas indústrias alimentícias multinacionais presentes no Brasil já começaram a adotar regras mais rígidas na publicidade dirigida ao público infantil.
A expectativa é de que, entre as novidades, os costumeiros comerciais que apresentam personagens de programas e super-heróis associados a alimentos nem sempre saudáveis sumam das telinhas.
Entre as mudanças está a determinação de vedar qualquer tipo de atividade de marketing para crianças de até seis anos. Nesse caso, as campanhas serão dirigidas a seus pais. Já para os maiores de seis anos, as informações transmitidas enfatizarão o uso de dietas balanceadas e saudáveis.
A iniciativa foi tomada após a assinatura do termo de compromisso europeu EU-Pledge, em 2007, cuja intenção é fazer com que as empresas se comuniquem de forma mais responsável com as crianças.
Onze empresas assinaram o compromisso, entre elas, Nestlé, Coca-Cola, PepsiCo, Danone, Kellogg's, Kraft, Unilever e Burger King Europa.
É bom que se diga que as mudanças são resultado das pressões que a indústria alimentícia tem enfrentado com relação a sua comunicação em todo o mundo. E o Brasil também não ficou de fora. No último ano a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa abriu consulta pública para colher sugestões visando a regulamentação sobre o tema e que contou com apoio da ASBRAN.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

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