Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Dia Mundial da Alimentação - menos festa mais engajamento
Postado em 30/09/2008

Outubro reserva uma data especial que une raças e credos, que desperta ricos e pobres. Todos celebram no dia 16 o Dia Mundial da Alimentação, data que se comemora a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e que  nos últimos anos tem se traduzido em alerta para a necessidade de esforços mais eficazes de combate à fome e planejamento de um futuro mais sustentável para a humanidade.
Com a previsão de especialistas de alta mundial do preço dos alimentos em rota contínua até 2012, a celebração deste ano requer menos festa e mais engajamento. A crise que se estabeleceu precisa de idéias criativas no lugar de fórmulas de gaveta que não funcionam mais. Por isso a FAO definiu este ano como tema de discussão Segurança Alimentar Mundial: os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia.
No Brasil, o­nde o combate à fome transformou-se em palavra de ordem, o Dia Mundial da Alimentação virou Semana.
De 12 a 18 de outubro de 2008 diversas cidades promovem atividades específicas. Afinal, a competição pela terra, a necessidade emergente de se estimular a energia renovável e o clima em mutação nos chamam à reflexão.
A Associação Brasileira de Nutrição entende que esta discussão ultrapassa os limites técnicos e nos chama a uma aliança sem fronteiras.
"Cada um de nós deve refletir sobre o tema com enfoque no Direito Humano à Alimentação Adequada, uma vez que cerca de 800 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar em todo o mundo", ressalta a presidente da ASBRAN, Marcia Fidelix.   
Dentro da programação da Semana Mundial de Alimentação, o Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) realizará, no dia 15 de outubro, em Brasília, o Seminário Nacional: Crise Mundial dos Alimentos e os Desafios para a Segurança Alimentar e Nutricional. O evento será promovido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a FAO.
O seminário reunirá conselheiros, representantes da sociedade civil, do governo federal e de organismos internacionais para dar prosseguimento às discussões da plenária do Consea, realizada em maio deste ano. Serão discutidas as ações e políticas implementadas pelo governo federal na área de segurança alimentar e nutricional.

WEB - O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) disponibiliza na internet a página da Semana Mundial da Alimentação. O objetivo é consolidar e estimular a celebração nos municípios e estados. Cidades ou instituições podem acessar o site www.presidencia.gov.br/consea, clicar no banner da Semana Mundial da Alimentação e preencher o Cadastro de Eventos com sua programação.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br