Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Lei estadual exige alimentação saudável nas escolas do RS
Postado em 25/08/2008

A comercialização de alimentos saudáveis nas cantinas escolares agora é lei estadual no Rio Grande do Sul. Depois da aprovação por unanimidade pela Assembléia Legislativa, no dia 5 de agosto, a governadora Yeda Crusius sancionou o projeto de autoria do deputado Miki Breier (PSB), que trata da comercialização de lanches e bebidas nas escolas no Rio Grande do Sul. O projeto tem o objetivo de reduzir os altos índices de obesidade infantil apontados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O parlamentar comemorou a sanção do projeto enfatizando a importância da escola no ensino de hábitos alimentares saudáveis. "É importante que as crianças tenham os alimentos saudáveis ao alcance dos seus olhos para mudar hábitos errados. Hoje, 15% das crianças e adolescentes do Brasil estão acima do peso ideal e 5% delas podem ser consideradas obesas, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Precisamos mudar essa realidade, e a sanção deste projeto foi um passo importante", destacou.

A lei

De acordo com a lei, a venda de alimentos nas cantinas das escolas deverá atender essencialmente ao perfil de produtos e serviços que visem à saúde e à qualificação nutricional dos alunos. Alimentos saudáveis como frutas, saladas, sucos naturais e sanduíches devem ficar em evidência nos bares e cantinas. Os estabelecimentos deverão manter afixado, em local visível, painel informativo tratando de assuntos relacionados com a qualidade nutricional dos alimentos e, ainda, o alvará sanitário expedido pelo órgão competente.
Fica proibida a exposição de cartazes publicitários que estimulem a aquisição e o consumo de balas, chicletes, salgadinhos industrializados e refrigerantes no ambiente escolar. É proibida, também, a comercialização e o consumo de bebida alcoólica, alimentos que contenham nutrientes que sejam comprovadamente prejudiciais à saúde e alimentos que possam causar dependência física ou psíquica.
A partir de agora, os estabelecimentos em funcionamento nas escolas públicas e privadas do Estado deverão adequar-se à lei em um prazo a ser estipulado pelo Poder Executivo Estadual. Quem infringir as regras será penalizado com a suspensão do alvará sanitário até sua regularização. No caso de reincidência, haverá interdição definitiva do estabelecimento.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br