Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Cartilha orienta sobre o Direito à Segurança Alimentar e Nutricional
Postado em 11/08/2008

Às vésperas de completar dois anos de Lei de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), criada em setembro de 2006, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Ceará lançou Cartilhas de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo é melhor orientar famílias, técnicos e gestores de projetos sociais sobre as políticas de alimentação adequada instituídas pela norma Losan.
"Só por ser humano, só por nascer humano "os sujeitos sociais têm direitos incontestáveis, a exemplo de uma alimentação saudável e adequada. A citação é reprodução de um alerta expresso na Cartilha de volume um. São ao todo três volumes, com temáticas diferentes que envolvem "O direito humano à alimentação adequada", "Práticas alimentares e estilos de vida saudáveis" e "Hábitos saudáveis de consumo".
A crise mundial de alimentos, as situações de insegurança alimentar, os problemas do segmento e o direito à alimentação digna será tema de palestra ministrada pelo economista Assuero Ferreira, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), durante o evento. Na ocasião, estarão presentes a titular da STDS, Fátima Catunda, a gerente da Célula de Segurança Alimentar e Nutricional, Regina Praciano, além de técnicos, conselheiros e representantes de o­ngs.

Ações no Estado - No trabalho de combate à fome, a STDS entra com ações sociais coletivas baseadas em práticas alimentares saudáveis, a exemplo do Restaurante Popular da Parangaba. O espaço é aberto ao público, atendendo 170 pessoas diariamente, com refeições populares acompanhadas por nutricionistas, ao custo de um real. Além disso, também executa ações no Interior do Estado.
No Maciço de Baturité, a STDS administra a criação de galinhas caipiras em 13 municípios, como foco na produção de uma alimentação mais saudável, promovendo a geração de ocupação e renda para a população local. Ainda, todos os finais de tarde, cerca de 300 famílias, de dez bairros da Capital, são beneficiadas com a distribuição de um sopão, em parceria com o Sesc.

Fonte: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br