Aguarde, carregando...
Desnutrição grave é uma desordem tanto de natureza médica como social. Isto é, os problemas médicos da criança resultam, em parte, dos problemas sociais do domicilio em que a criança vive. A desnutrição é o resultado final da privação nutricional e, freqüentemente, emocional por parte daqueles que cuidam da criança os quais, devido a falta de entendimento, pobreza ou problemas familiares, são incapazes de prover a nutrição e o cuidado que a criança requer (NCHS/OMS, 1999).
De acordo com ROBBINS, 2000 desnutrição é classificada em primária ou secundária de acordo com a sua etiologia, sendo a primeira fruto da privação nutricional propriamente dita e a segunda como resultado de uma patologia pregressa (ou ainda existente).
A criança desnutrida não conseguirá atingir seu potencial genético de crescimento ponderal e amadurecimento intelectual por a ela faltarem, substratos essenciais. A fisopatologia da desnutrição é múltipla comprometendo os diversos sistemas orgânicos (tabela 01: fisopatologia da desnutrição)
Aproximadamente 9% das crianças menores de 5 anos de idade sofrem de emagrecimento (peso para a altura abaixo de -2DP (<-2DP) dos valores de referência do National Center for Health Statistics (NCHS)/OMS, 1999) e estão em risco de morte ou de grave depreciação do seu crescimento e do seu desenvolvimento psicológico (tabela 02: parâmetros em desnutrição infantil)
Criança cujo peso para a altura está abaixo de - 3DP ou menos que 70% da mediana dos valores de referência do NCHS/OMS, 1999 (denominadas "gravemente emagrecidas"), ou que tem edema simétrico envolvendo no mínimo os pés (denominada "desnutrição edematosa") estão gravemente desnutridas. Elas devem ser internadas em hospital, ondepodem ser observadas, tratadas e alimentadas dia e noite.
Usualmente se considera que crianças com nanismo têm uma forma de desnutrição mais leve, crônica. A condição destas crianças pode piorar rapidamente, no entanto, com o início de complicações tais como diarréia, infecções respiratórias ou sarampo. Crianças com nanismo podem ser satisfatoriamente manejadas na comunidade, ao invés de em hospital.
Tratamento em regime de internação é essencial para o tratamento inicial e para o início da reabilitação de uma criança com desnutrição grave. A criança deve ser admitida em hospital, preferivelmente em unidade especial de nutrição, que
Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br
Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada
Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br
ACESSE A REVISTA RASBRAN
ATUALIZAÇÃO CLÍNICA
ASSOCIAÇÕES FILIADAS
ACESSE OS CURSOS ONLINE
PRÊMIO NUTRICIONISTA
CLUBE DE BENEFÍCIOS