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Asbran

Aumento do consumo de chocolate
Postado em 03/04/2008

Na páscoa, que acaba de passar neste ano, o comércio é tomado por Ovos, coelhos e os mais variados formatos de chocolate. Apesar do furor trazido pela data no consumo de chocolates, este alimento está presente na dieta do brasileiro durante o ano todo. O Target Group Index, estudo regular realizado pelo IBOPE Mídia, revelou um aumento no consumo de chocolate no Brasil desde 1999. Na época em que o estudo começou a ser realizado no País, 57% da população consumia chocolate. Atualmente,  67% dos brasileiros afirmam consumir habitualmente os mais variados tipos de chocolate, sendo que, em média, são consumidas 10 unidades por semana. O tablete puro tem a preferência da maioria (82%) e os bombons vêm logo em seguida, consumidos por 72%, enquanto as barras recheadas ficam em terceiro lugar na preferência nacional, com 58%. As mulheres são as maiores consumidoras do chocolate, representando 55,96% do total dos consumidores. As quantidades consumidas impressionam: 67% dos consumidores de chocolate (ou seja, quem declara ter consumido o produto nos últimos 7 dias) consomem sete ou mais unidades de chocolate por semana e 23% comem entre três e seis unidades por semana. Entre os "chocólatras", ou seja, aqueles que consomem sete ou mais unidades de chocolate por semana, as mulheres também são maioria (58%), sendo que o tablete puro é quase unanimidade: 90% dos "chocólatras" consomem essa variação do produto.

O estudo do IBOPE Mídia, realizado em nove regiões metropolitanas brasileiras entre 10 de julho de 2006 e 1 de julho de 2007, mostrou ainda que os curitibanos (71%), seguidos dos brasilienses (70%) são os principais consumidores de chocolate no País. Por outro lado, Fortaleza é a capital o­nde os consumidores se interessam menos pelo produto (63%), porém o consumo, ainda assim, é expressivo. De acordo com dados do Pyxis, mapeamento geográfico do consumo brasileiro de bens e serviços realizado pelo IBOPE Inteligência, 50% dos gastos com chocolates, balas e doces em 2006 foram concentrados em 45 municípios, liderados pelas maiores cidades brasileiras: São Paulo (14,1%) e Rio de Janeiro (5,8%). O consumo per capita na região Sudeste é o segundo maior do País (R$ 28,26), ficando atrás apenas da região Sul (R$ 28,58). Entretanto, é nessa região que se encontra o maior potencial de consumo de chocolates: 52,72%. Em seguida estão as regiões Sul (17,88%), Nordeste (15,85%) e, mais distante, Centro-Oeste (8,15%) e Norte (5,39%).

 

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