Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Ministério da Saúde lançou novo Caderno de Atenção Básica
Postado em 11/03/2008

O Ministério da Saúde já lançou a edição número 20 do Caderno de Atenção Básica.
Os Cadernos de Atenção Básica contribuem para o fortalecimento das ações desenvolvidas pelos profissionais de saúde, pois se trata de um importante instrumento de valorização das praticas de saúde, auxiliando na implementação do modelo assistencial de atenção básica.
Uma em cada três pessoas no mundo é afetada pela deficiência de vitamia A, ferro ou iodo. Manifestações clínicas dessa carência, como morte materna e infantil, resposta imunológica diminuída, cegueira, retardo mental e anemia, afetam mais de meio bilhão da população mundial.
Esses efeitos devastadores são somente parte do problema. Outros dois bilhões de pessoas residentes em áreas de baixo nível socioeconômico, tanto na área urbana quanto na rural, são deficientes marginais em micronutrientes, impossibilitados de alcançar seu potencial de desenvolvimento físico e mental.

A política Nacional de Alimentação e Nutrição, aprovada em 1999 pelo Ministério da Saude, em conformidade com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB 2006), tem como eixo fundamental a promoção da realização do direito humano à alimentação, a segurança alimentar e nutricional e a nutrição de toda a população brasileira. Uma de seus diretrizes de ação baseia-se na prevenção e no controle dos distúrbios nutricionais e das doenças associadas à alimentação e à nutrição.O caderno de atenção básica nº 20 sobre as Carências de Micronutrientes faz parte da estratégia de implementação da 5ª Diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. Para acessá-lo http://dtr2004.saude.gov.br/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad20.pdf

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br