Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

ASBRAN ocupa assento no Consea e participa de debate em primeira plenária
Postado em 07/03/2023 | fonte - Asbran e Consea

Recém-empossados, os membros do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) já iniciaram o debate de soluções para o problema emergencial do Povo Yanomami.

Na primeira sessão de trabalho que trata da questão, a presidente Elisabetta Recine destacou o significado profundo da plenária inicial. "Acho que toda a devastação, a desnutrição, a fome que escancarou na nossa frente, apesar de já ser anunciada por muitos anos, mostra também o grau de desestruturação da nossa sociedade”, analisou a presidente do Consea, Elisabetta Recine.

A Associação Brasileira de Nutrição ocupa assento no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional com dois representantes. Para a vaga, a ASBRAN indicou os nutricionistas Vanille Pessoa, diretora da entidade, e Élido Bonomo.

A ASBRAN, que já atuou no conselho antes de sua extinção, assume mais uma vez seu papel de contribuir com a construção de políticas públicas de enfrentamento da grave crise alimentar no país. Segundo Vanille, "é importante trazermos a este espaço de diálogo, como integrantes da composição da sociedade civil, a questão nutricional. Sabemos que os desafios são enormes, mas a disposição em superá-los também é grande."

CONSEA

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) foi criado em 1993 no governo Itamar Franco e desativado na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Em 2003 foi reativado pelo presidente Lula, sendo extinto em 2019, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. 

O órgão retorna à estrutura do governo com o papel de assessoramento da Presidência da República. Sua função é de formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

O colegiado é composto por 57 conselheiros e 28 observadores convidados, não remunerados por essa participação, sendo um terço de representantes do governo e dois terços da sociedade civil organizada.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br