Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Campanha quer ampliar uso do Guia Alimentar para a População Brasileira
Postado em 11/04/2022 | fonte - Asbran

A Associação Brasileira de Nutrição - ASBRAN, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS e Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição - CGAN, lançou neste dia 11 de abril um grande movimento em benefício da saúde. Trata-se da Campanha "SEGUE O GUIA", que, durante todo o ano, vai promover o Guia Alimentar para a População Brasileira entre nutricionistas, especialmente entre aqueles que atuam na Atenção Primária à Saúde - APS.

Estão previstas várias ações práticas, como oficinas e debates, para que os profissionais saibam utilizar o Guia no dia a dia. As redes da ASBRAN também publicarão material preparado especificamente para facilitar a compreensão do Guia e suas diretrizes, que estão alinhadas à recomendação nutricional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"O Guia Alimentar para a População Brasileira é uma das mais importantes estratégias para promoção da alimentação adequada e saudável. Mas é importante compreender que ele não se limita a uma abordagem do grau de processamento dos alimentos e nem ao papel reducionista de servir como instrumento apenas para as ações de educação alimentar e nutricional. Queremos ampliar a visão sobre ele. A partir deste movimento, vamos compartilhar a riqueza dos seus princípios e como podemos incentivar seu uso pela população. Nós nutricionistas precisamos abraçar este desafio", afirma Ruth Guilherme, presidente da ASBRAN.

Segundo Ruth, o foco maior das atividades da campanha é capacitar equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) a implementarem o Guia, incorporá-lo à sua rotina de trabalho, tornando as suas recomendações mais acessíveis à população. 

Lançado em segunda edição no ano de 2014, o Guia Alimentar para a População Brasileira já se tornou referência em vários países. Com uma linguagem simples, contempla as particularidades tão ricas do Brasil e está disponível gratuitamente em versão digital nas redes da ASBRAN e do Ministério da Saúde.

ONDE OBTER
Clique nos links

@asbran.brasil – link na bio

Site ASBRAN

Ministério da Saúde 

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br