Aguarde, carregando...
Neste 31 de março, Dia da Saúde e da Nutrição, pare para pensar no tipo de ação que você, profissional, técnico ou estudante, tem adotado para promover a boa e adequada alimentação.
Nos últimos anos, a mobilização dos nutricionistas e demais profissionais da saúde, resultou em conquistas importantes que contribuem para a saúde dos brasileiros. Foi assim com os primeiros acordos para a redução de sal nos alimentos processados, foi assim com a luta para restringir o uso de gordura trans industrial e mudanças na rotulagem. Foi assim com a publicação do Guia Alimentar para a População Brasileira, um marco de referência para todos sobre a promoção da alimentação adequada e saudável.
"Lutar e conquistar é importante. Mas é fundamental também evitar retrocessos e avançar mais no campo das políticas públicas de combate à obesidade e garantia real do direito humano à alimentação adequada", afirma a presidente da ASBRAN, Ruth Guilherme.
Segundo Ruth, enfrentamos dilemas extremos, a obesidade e a fome. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas – 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças.
"É uma crise global que sufoca os sistemas de saúde por conta do aumento de uma série de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). Na outra ponta, vemos a grave insegurança alimentar. Aqui no Brasil a fome avança e atinge mais de 20 milhões de pessoas. Precisamos agir todos os dias, seja promovendo mudanças nos hábitos da população, seja provocando movimentos para criação de políticas públicas eficazes", avalia.
Para a presidente da ASBRAN, o Dia da Saúde e da Nutrição não deve ser encarado como mais uma data de calendário. "Este dia nos convida a olhar para os desafios que estão nos campos, nas prateleiras de mercados, nos pratos cheios de ultraprocessados e nos pratos à espera de comida de verdade. Precisamos olhar, refletir e agir."
Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br
Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada
Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br
ACESSE A REVISTA RASBRAN
ATUALIZAÇÃO CLÍNICA
ASSOCIAÇÕES FILIADAS
ACESSE OS CURSOS ONLINE
PRÊMIO NUTRICIONISTA
CLUBE DE BENEFÍCIOS