Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Conheça os parâmetros da Alimentação Saudável
Postado em 09/01/2008

O Ministério da Saúde publicou o Guia Alimentar para a População Brasileira, instrumento oficial que define as diretrizes alimentares para serem utilizadas na orientação de escolhas mais saudáveis de alimentos pela população brasileira. Baseado no cenário epidemiológico atual (transição epidemiológica e nutricional), nas evidências científicas bem como na responsabilidade governamental em promover a saúde e incorporar as sugestões da Estratégia Global da Organização Mundial de Saúde (OMS), o guia tem o propósito de contribuir para a orientação de práticas alimentares que visem a promoção da saúde e a prevenção de doenças relacionadas à alimentação. As doenças conhecidas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são: Diabetes Mellitus, Obesidade, Hipertensão, Doenças cardiovasculares e câncer.

O guia também está baseado na preocupação com relação deficiências de ferro e vitamina A, bem com o aumento da resistência imunológica relacionadas com as doenças infecciosas.
Aqui você confere as diretrizes desta importante publicação. Para baixar o guia completo clique aqui:

DIRETRIZES E OBJETIVOS DO GUIA ALIMENTAR
Diretriz 1 - Alimentos saudáveis e as refeições
Objetivo
 Estimular o convívio familiar nas refeições cotidianas.
 Desestimular "pular" as refeições
 Valorizar todos os grupos de alimentos para refeições variadas e coloridas

Diretriz 2 - Cereais, tubérculos e raízes
Recomendação por dia - 6 porções
Objetivo
 Orientar o consumo de alimentos ricos em carboidratos complexos (amido), como cereais de preferência integrais, tubérculos e raízes, para garantir 45% a 65% da energia total diária de alimentação.
 Proteger as pessoas contra o excesso de peso e obesidade, alguns tipos de câncer, pois uma alimentação rica em carboidratos possivelmente terá menor quantidade de gorduras e menos açúcar.

Diretriz 3 - Frutas, legumes e verduras
Recomendação por dia -  3 porções
Objetivo
 Diminuir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e manter o peso adequado, por meio do consumo de pelo menos 400 g/dia de frutas, legumes e verduras.
 Aumentar a resistência contra infecções por meio do consumo de frutas, legumes e verduras que são fonte da maior parte de vitaminas e minerais necessários ao organismo.
 Informar sobre a grande variedade desses alimentos disponíveis em todas as regiões do País e incentivar diferentes modos de preparo destes alimentos para valorizar o sabor. 

Diretriz 4 - Feijões e outros alimentos vegetais ricos em proteínas
Recomendação por dia - 1 porção
Objetivo
 Orientar e estimular o consumo de feijão, que quando combinado com o arroz, na proporção de 1 parte de feijão para 2 partes de arroz, fornecem uma fonte completa de proteínas para o ser humano.
 Aumentar a resistência contra doenças nutricionais, já que os feijões contêm carboidratos complexos e é rico em fibra alimentar, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e outros minerais.
 
Diretriz 5 - Leite e derivados, carnes e ovos
Recomendação por dia - 3 porções de leite e derivados | 1 porção de carne e ovos
Objetivo
 Garantir uma alimentação saudável por meio dos alimentos de origem animal que são nutritivos, desde que consumidos com moderação.
 Orientar o consumo de carnes e peixes já que são boas fontes de todos os aminoácidos essenciais, substância química que compõe as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano, além de serem fontes importantes de ferro e vitamina B12.
 Orientar o consumo de leit

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br