Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Estudo NutriNet do Nupens/USP vai acompanhar a alimentação de brasileiros
Postado em 25/02/2021 | fonte - Nupens

Estudo NutriNet do Nupens/USP vai acompanhar a alimentação de brasileiros

A qualidade da alimentação dos brasileiros tem piorado nos últimos anos e isso se reflete nas prevalências elevadas de obesidade e outras doenças crônicas. Para mudar esse quadro, é preciso ter o apoio da ciência, que é capaz de contribuir tecnicamente para o aprimoramento de políticas públicas de promoção da alimentação saudável em prol da saúde da população.

O Estudo NutriNet, realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), tem esse objetivo. 

Sob coordenação do Dr. Carlos Augusto Monteiro, Professor Titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP e Coordenador Científico do Nupens/USP, o Estudo NutriNet conta com a participação de pesquisadores de várias unidades da USP (Saúde Pública, Medicina, Instituto do Coração – InCor) e de outras universidades e centros acadêmicos brasileiros (Unifesp, UFMG, UFRGS, UFPel), Fiocruz (Rio de Janeiro e Bahia) e Instituto Nacional do Câncer – Inca. 

O intuito do Estudo NutriNet Brasil é acompanhar as condições de alimentação e o estado de saúde de 200 mil brasileiros de todas as regiões do país por vários anos, identificando os padrões de alimentação, praticados por essa população, que previnem ou aumentam o risco de doenças. O estudo é totalmente online e pode ser acessado AQUI.

A relação entre alimentação e doenças crônicas é extremamente complexa e só pode ser analisada por estudos que acompanhem por longos períodos e detalhadamente as características da alimentação e o estado de saúde de um grande número de pessoas.

Estudos deste tipo, realizados em alguns países europeus e nos Estados Unidos, têm identificado padrões de alimentação que, claramente, protegem as pessoas de doenças crônicas, como a chamada "dieta mediterrânea", ou, ao contrário, padrões que aumentam o risco daquelas doenças, como a chamada "dieta ocidental". Entretanto, o conhecimento gerado por um estudo em determinado país nem sempre tem aplicação imediata em outros lugares, uma vez que padrões de alimentação tendem a ser específicos de cada país ou mesmo de cada região de um país. O Estudo NutriNet Brasil irá identificar padrões de alimentação efetivamente praticados nas várias regiões do Brasil e desvendar a relação desses padrões com o risco de obesidade, diabetes, doenças do coração, câncer e outras doenças crônicas que afetam milhões de brasileiros.

Apoie a Campanha "Eu participo do #NutriNetBrasil, e você?"

Hoje, cerca de 90 mil brasileiros já participam da pesquisa, mas é preciso chegar a 200 mil pessoas. Um dos grandes desafios é alcançar todas as regiões e classes sociais, ambos os sexos e adultos de todas as idades. Compartilhe, divulgue!

Para participar do estudo

Para participar do Estudo NutriNet Brasil, é preciso residir no Brasil e ter idade mínima de 18 anos, além de ter acesso à internet. A participação é voluntária e exige que a pessoa realize um cadastro simples no portal do estudo: https://nutrinetbrasil.fsp.usp.br. Na sequência, uma mensagem para validar a inscrição é enviada ao endereço eletrônico informado. A partir deste momento, o participante já pode iniciar o preenchimento do questionário inicial. A cada 3 a 4 meses, o estudo disponibiliza novos questionários ao participante, que é avisado por e-mail e/ou SMS.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br