Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Conferência de saúde de Alagoas
Postado em 09/10/2007

A 6ª Conferência Estadual de Saúde de Alagoas aprovou a inclusão de nutricionistas e profissionais da educação física no Programa Saúde da Família e a construção de circuitos para a prática de exercícios em todas as cidades do estado com menos de 100 mil habitantes.
Segundo o agente de Saúde Nelson Lima, representante do Conselho Estadual de Saúde, a atividade física aliada à alimentação adequada pode ajudar a reduzir o índice de doenças e problemas que exigem medicação.
"Hoje existe um alto índice de doenças cardíacas, cardiovasculares, doenças crônicas degenerativas. Com profissionais que atuam nessas áreas, o alcance do programa [Saúde da Família] é maior e evita que as pessoas adoeçam", disse Lima.
O Saúde da Família é formado por equipes multiprofissionais. Na composição estão médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários, que acompanham grupos de três mil a quatro mil pessoas. Os atendimentos são realizados nas unidades básicas como os postos e nas residências.
Durante os quatro dias de conferência, os participantes discutiram mais de 90 propostas apresentadas por 96 municípios alagoanos para o SUS. As sugestões foram distribuídas em três eixos: saúde como direito humano, políticas de qualidade de vida e participação social.
De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas, Benedito Alexandre Lisboa, a idéia agora é levar todas as propostas para Brasília, na 13ª Conferência Nacional de Saúde.
"Consolidamos de maneira consistente todas as propostas. O estado estará muito bem representado em Brasília com propostas para melhorar o sistema de saúde da sociedade brasileira", disse Lisboa.
A conferência discutiu também a proibição das propagandas de bebidas alcoólicas e cigarro e a manutenção da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF).

Fonte: Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br