Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Em tempos de Covid-19, fique de olho em vitaminas e minerais
Postado em 07/05/2020 | fonte - Asbran

Em tempos de Covid-19, fique de olho em vitaminas e minerais

Complexos vitamínicos superpoderosos, suplementos especiais e notícias de origem duvidosa têm chamado a atenção de muitas pessoas quanto à possibilidade de milagres para o enfrentamento da covid-19. Mas eles não existem. 

Há de se ter cuidado com informações que precisam de base científica, mas também o momento pede uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais que possam auxiliar uma melhor resposta do sistema imunológico. 

O alerta é da presidente da Associação de Nutrição do Distrito Federal - ANDF, nutricionista Glaucia Medeiros. O zinco, por exemplo — explica Glaucia —, é um mineral encontrado em fontes de origem animal e fundamental para o aumento da produção das células de defesa do corpo. "A deficiência do zinco compromete o crescimento, afeta a resposta imune e o sistema respiratório”, afirma. Mas também deve ser observado o consumo excessivo, que pode prejudicar a absorção de outros minerais, como ferro e cobre.

Glaucia recomenda atenção às fake news que pregam a cura da covid-19 por meio de nutrientes. "Não existe nenhum estudo publicado que garanta isso. Mas a ciência nos assegura que um sistema imunológico equilibrado ajuda no combate a qualquer vírus e a alimentação saudável é o caminho".

A presidente da ANDF ainda aponta a importância das vitaminas A e D na proteção do organismo. São fontes de vitamina A ovos, vísceras e vegetais verdes escuros e de cor alaranjada, como a cenoura). "Existem vários estudos que relacionam o déficit da vitamina D a doenças autoimunes, já que ela também possui papel importante na maioria das funções metabólicas do corpo”, destaca.

Muito se tem disseminado pela internet sobre o valor da vitamina D em tempos de covid-19, o que tem levado pessoas às farmácias em busca de suplementos, mas, segundo a nutricionista, a exposição aos raios solares entre 11 e 14h e por 15 a 20 minutos diariamente pode garantir a dose recomendada, uma vez que o próprio organismo produz esta vitamina. 

Existem situações a analisar como no caso de idosos, pois pode haver deficiência em função da menor sintetização desta vitamina nesta fase da vida.  A vitamina D pode ser encontrada em peixes como sardinha e atum, vísceras, além de ovos e óleos de fígado de peixes. E como no corpo nada funciona sozinho, precisamos estar atentos às vitaminas A, E e K, pois estas otimizam a funcionalidade da vitamina D em nosso organismo. 

Por isso a importância de “colorir o prato”,  uma vez que cada cor de vegetal e fruta oferece um tipo de vitamina e mineral diferente. Assim garantimos uma alimentação mais saudável e eficiente. 

Importante também evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, repletos de corantes, conservantes e outros componentes que atrapalham a correta absorção dos nutrientes em nosso corpo.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br