Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Trabalho de coleta de dados
Postado em 28/08/2007

Um total de 1116 escolas públicas e filantrópicas, atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, recebeu entre abril e agosto deste ano a visita de entrevistadores da Pesquisa Nacional do Consumo Alimentar e Perfil Nutricional de Escolares, Modelos de Gestão e de Controle Social do PNAE, coordenada pela Associação Brasileira de Nutrição - ASBRAN. O trabalho de coleta de dados foi concluído em campo no início de agosto, mas desde julho os questionários vêm sendo analisados pela equipe de pesquisadores dos co-executores Centro Universitário São Camilo, Universidade de Pernambuco, Universidade do Paraná e IBASE Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.

Além de avaliar o programa nacional e o estado nutricional de escolares, a pesquisa vai apontar aspectos que envolvem a estrutura física das escolas e como está a atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs).

Segundo a professora Andrea Polo Galante, coordenadora da pesquisa, mais de 700 cidades foram visitadas. Entretanto, o estudo concentrou-se em 697 municípios, pouco mais do objetivo inicial, que era 690. O número total de escolas também ultrapassou a meta planejada que era de 1080.
Os dados preliminares da pesquisa serão anunciados neste segundo semestre.

Foram entrevistados alunos, professores, diretores, merendeiras e membros dos Conselhos de Alimentação Escolar. As questões englobam perguntas à comunidade escolar e o estudo incluiu medições e observações sobre os alimentos consumidos na  escola e sua produção.
É a primeira vez no País que um estudo dessa natureza é realizado, possibilitando avaliar o programa em escala nacional. A pesquisa recebeu recursos oriundos do MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e apoio dos centros colaboradores do FNDE/MEC. A ASBRAN foi selecionada para executar o trabalho após seleção pública lançada pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) em 2005.  O projeto envolve ações dos ministérios de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. São co-executores as Universidades Federais de Pernambuco e do Paraná, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e a União Social Camiliana/Centro Universitário São Camilo. Apóiam o estudo o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de São Paulo. O FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é o gestor do Programa Nacional de Alimentação Escolar e um dos financiadores da pesquisa, por meio do apoio aos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar.

clique aqui e baixe a lista de municípios o­nde foi realizada a pesquisa

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br