Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Asbran concluiu o trabalho de campo para a coleta de informações sobre consumo alimentar
Postado em 08/08/2007

Até o final desta semana encerra-se a coleta total de dados da Pesquisa Nacional do Consumo Alimentar e Perfil Nutricional de Escolares, Modelos de Gestão e de Controle Social do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. O processo de entrevistas em mais de 1.100 escolas de todos os estados brasileiros já foi concluído em 99,9 % dos municípios sorteados e a avaliação dos questionários vem sendo realizada desde julho. O estudo foi iniciado em 2 de abril, sendo visitados mais de 700 municípios. Os dados preliminares da pesquisa serão anunciados neste segundo semestre.

Os questionários respondidos por alunos, professores, diretores, merendeiras e membros dos Conselhos de Alimentação Escolar vão indicar se as recomendações nutricionais estão sendo cumpridas, através de cardápios equilibrados em nutrientes, além de apontar o estado nutricional dos estudantes. As variadas perguntas enfocam desde os alimentos consumidos na alimentação escolar, a produção da alimentação, a estrutura física da escola e ações dos CAE - Conselhos de Alimentação Escolar.

Foram entrevistados até o momento aproximadamente 19.000 alunos de escolas federais, estaduais e municipais, públicas e filantrópicas. É a primeira vez no País que um estudo dessa natureza é realizado, possibilitando avaliar o programa em escala nacional.

A pesquisa recebeu recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e esta sendo executada pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). A instituição foi escolhida por meio de seleção pública lançada pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) em 2005.  Além do MDS, o projeto envolve ações dos ministérios da Educação (MEC) - FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia (MCT), Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). São co-executores as Universidades Federais de Pernambuco e do Paraná, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e a União Social Camiliana/Centro Universitário São Camilo. Apóiam o trabalho os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de São Paulo do FNDE/MEC.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br