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Após um mês de execução, a Pesquisa Nacional de Consumo Alimentar e Perfil Nutricional de Escolares, Modelos de Gestão e de Controle Social do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE já passou por mais de 300 municípios brasileiros, concluindo 479 locais pesquisados. Esse estudo, pioneiro no país, pretende mapear a situação alimentar de 21.600 estudantes do ensino fundamental em 1.080 escolas. Foram escolhidas por amostragem escolas estabelecidas em mais de 600 cidades.Minas Gerais é o estado onde os trabalhos estão mais avançados, tendo 37 pesquisas realizadas em 31 municípios. Entretanto, vale ressaltar que os números se alteram diariamente, com o início ou finalização das entrevistas em unidades de ensino em outros estados. Por se tratar de um trabalho minucioso, que consiste em entrevistas de 1.980 membros de Conselhos de Alimentação Escolar - CAE-; 1.080 merendeiras;1.080 professores e 1.080 diretores de escolas federais, estaduais e municipais, públicas e filantrópicas, inclusive quilombolas, indígenas e assentados, mais de 200 entrevistadores passaram por treinamento específico, recebendo orientações sobre abordagem e aspectos técnicos.
Por meio de licitação pública, a Associação Brasileira de Nutrição - ASBRAN- foi selecionada para a execução da pesquisa. Estão envolvidos com o trabalhos os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, da Ciência e Tecnologia, da Saúde e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, CONSEA. São co-executores as Universidades Federais de Pernambuco e do Paraná, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e a União Social Camiliana/Centro Universitário São Camilo. Apóiam o trabalho os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de São Paulo.O PNAE é o maior e mais antigo programa de alimentação e nutrição do Brasil. Seus recursos são repassados aos Estados, Distrito Federal e Municípios e em 2005 investiu R$ 1,3 bilhão em merenda para os estudantes.
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