Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Noticias
Postado em 09/06/2005

Qual é a história desses três estudos prospectivos e o que se espera aprender deles?

   Willett:O primeiro "Estudo de Saúde das Enfermeiras" começou em 1976- liderado por Frank Speizer- como um estudo que examinava as conseqüências a longo prazo do uso decontraceptivos orais, particularmenteem relação ao câncer de mama. Em 1977, eu comecei o desenvolvimento de métodos para avaliar a ingestão de alimentos nessa população. Essa é uma população ideal para examinar os efeitos da dieta a longo prazo.

Nós primeiramente avaliamos a ingestão alimentar das enfermeiras no estudo de 1980. Tínhamos cerca de 95 mil mulheres que retornaram os questionários sobre alimentação, e temos asacompanhado desde então. Também continuamos refinando e melhorando os métodos de inquérito alimentar. Temos repetido esses inquéritos em 1984, 1986, 1990 e 1994. Claramente, esse é o mais amplo e detalhado estudo a longo prazo sobre ingestão alimentar em populações. 

 

E sobre o Health professionals Follow-up e o Nurses'2?

   Willett: O Health Professionals Follow-up começou em 1986, basicamente porque não havia nenhum homem no Nurses' Health Study. Essa população consisti primariamente de dentistas, médicos veterinários e médicos osteopáticos.Temos coletado detalhes sobre o consumo alimentar em 1986, e o atualizamos em 1990 e 1994. Estamos pesquisando uma variedade ampla de cânceres assim como doenças cardiovasculares.  

O segundo Estudo com Enfermeiras começou em 1898. Nossa principal justificativa não era a dieta, mas, especificamente, como no primeiro estudo, a relação entre o uso de contraceptivos orais e o câncer de mama. Essa era a população que em 1989 tinha de 25 a 42 anos de idade e usou ao máximo contraceptivos orais- começando na adolescência e continuando por um longo período de tempo. Se houver quaisquer problemas associados com o câncer de mama, isso deveria aparecer nessa população. Há vários estudos de caso-controle que sugerem associaçòes positivas.Nós achamos que isso era tão importante, que nós realmente deveríamos conseguir os melhores possíveis dados propspectivos.

Nesses últimos 10 anos, os jornais relatam vários achados do Nurses'1 e do health Professionals Follow-up. O Sr. poderia resumir os achados mais convicentes?

   Willett: Nós descobrimos principalmente que muitas de nossas pré concepções não se mostraram verdadeiras e que muitos coisas que não esperávamos emergiram como potencialmente importantes. Por exemplo, um dos principais fatores que apareceram em relação ao câncer de mama foi o consumo de álcool. Agora ­­­­­­­­­­­­_parece que esse achado é muito reproduzível e está relacionado a alto risco de câncer de mama.

Já a ingestão de gorduras, que foi nossa hipótese primaria nos incentivava, não estava relacionada ao câncer de mama. Mas para o câncer de cólon tem sido diferente. Temos observado uma associação positiva entre o consumo da gordura animal especificamente o da carne vermelha. Nós também observamos as doenças cardíacas e encontramos uma possível associação positiva com o consumo do acido graxo tipo trans.

O que exatamente são os ácidos graxos do tipo trans?

   Willett:Elas são um grupo de gorduras artificiais que são produzidas por hidrogenazação parcial.Fabricantes pegam oleos vegetais líquidos, como o óleo de milhoe os processamcom hidrogênio em altas temperaturas e um metal catalizador.E

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br