Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Governos fazem balanço das primeiras ações de combate à Beribéri no Maranhão
Postado em 07/02/2007

Representantes de órgãos federais realizaram nesta primeira semana de fevereiro um balanço das ações preliminares adotadas para o combate à Beribéri, doença neurológica provocada pela falta de vitamina B1 e responsável pela morte de 47 pessoas no sudoeste do Maranhão em 2006.
Entre as ações imediatas estão a distribuição de tiamina (que contém vitamina B1), a doação de cestas básicas aos 22 municípios atingidos e a veiculação de campanha educativa em emissoras de rádio da região.
Outras iniciativas de prevenção à doença estão em andamento, como a capacitação de agentes e profissionais de saúde, a criação do Comitê de Investigação de Óbitos por Beribéri e a articulação entre os poderes públicos municipais, estadual e federal.
No final de 2006, representantes das três esferas de governo assinaram um Protocolo de Intenções prevendo 18 ações de combate e prevenção à Beribéri. A região de Imperatriz, no sudoeste do estado, registrou 323 casos da doença no ano passado.
O beribéri é uma doença provocada por carência de vitamina B1 (tecnicamente chamada avitaminose B1) que provoca fraqueza muscular e dificuldades respiratórias. Pode afetar o coração, dando origem a uma cardiomiopatia por deficiência nutricional chamada de Beribéri cardíaco.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br