Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Fonte: Portal Fome Zero
Postado em 04/10/2006

Nova versão da Tabela Taco registra composição de 454 alimentos 
25.09.2006 

A Universidade de Campinas (Unicamp) lançou no fim de junho a 2ª versão da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), que contou, assim como a primeira versão, com apoio financeiro do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).Para esta segunda etapa, o Ministério investiu R$ 933 mil.


Com a nova edição, o total de alimentos analisados passou a ser de 454. Na lista, constam produtos industrializados, carnes, pescados, frutas, legumes e verduras dos mais consumidos no Brasil.


A Taco mapeia a quantidade que cada alimento possui de calorias, proteínas, lipídios, carboidratos, fibras, minerais, vitaminas, ácidos graxos, colesterol e teor alcoólico. Cem gramas de arroz, por exemplo, tem 128 calorias, enquanto o pão francês contém 300.


De acordo com o texto introdutório da pesquisa, é fundamental que se conheça o que a população ingere de alimentos no dia-a-dia, tanto para garantir à segurança alimentar e nutricional, quanto em relação à prevenção de doenças. Por meio das Tabelas de composição de alimentos, autoridades de saúde pública podem estabelecer metas nutricionais e guias alimentares que levem a uma dieta mais saudável, diz.


Confira a 2ª versão da Taco
 

Fonte: Portal Fome Zero

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br