Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Nutricionista vencedora do Prêmio Lieselotte Ornellas é do Ceará
Postado em 21/02/2024 | fonte - Asbran

Nutricionista vencedora do Prêmio Lieselotte Ornellas é do Ceará

A nutricionista, professora e doutora Helena Alves de Carvalho Sampaio, pioneira no Brasil a colocar o estudo do letramento alimentar, é a vencedora do Prêmio Lieselotte Ornellas “Nutricionista Destaque” Edição 2024
O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 21, pela Associação Brasileira de Nutrição, após avaliação criteriosa de documentos encaminhados por entidades jurídicas que indicaram profissionais para esta edição do prêmio, que traduz o reconhecimento da contribuição científica e trabalho em prol da categoria.

Helena Alves de Carvalho Sampaio é também uma das pioneiras no estudo do letramento em saúde e graduou-se em Nutrição pela Universidade de São Paulo (1976), obtendo o mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1987) e o doutorado em Farmacologia nesta mesma instituição de ensino. É professora emérita da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde leciona desde 1980.

Sua produção científica é ampla, seja no campo de pesquisas, projetos ou publicações de artigos e livros em saúde coletiva e doenças crônicas degenerativas. Referência no estudo do letramento alimentar, que contribui para a comunicação bem-sucedida em educação alimentar e nutricional, esteve sempre acompanhando as inovações ao longo do tempo, introduzindo novas tecnologias da informação e comunicação em ações de educação em saúde e de educação alimentar e nutricional, com desenvolvimento e validação de multimídias. Durante as quase cinco décadas de formação em diferentes setores, recebeu 40 premiações como reconhecimento do seu trabalho e contribuição para a formação de novos profissionais e pesquisadores.

Helena Sampaio integra a International Health Literacy Association (IHLA), a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) e a Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS), sendo também membro fundadora da Academia Cearense de Saúde Pública (ACESP). 

A nutricionista receberá o prêmio durante a solenidade de abertura do 28º Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN 2024), no dia 21 de maio de 2024, em São Paulo.

O PRÊMIO
Lançado pela Associação Brasileira de Nutrição em 2014, o Prêmio Lieselotte Ornellas “Nutricionista Destaque” é uma homenagem ao trabalho do profissional que contribui com o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da ciência da Nutrição e também com a promoção e reconhecimento social da categoria no Brasil. Na primeira edição, a honraria foi entregue à própria Lieselotte, pioneira da Nutrição no país. Com 96 anos, Ornellas que morava na ocasião no Rio de Janeiro, foi representada pela professora Rosa Sá, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, na solenidade do CONBRAN, emocionando centenas de profissionais na abertura do congresso.

Também conquistaram o prêmio as nutricionistas Albaneide Peixinho, Elenice Costa, Silvia Cozzolino, Sônia Lucena, Elke Stedefeldt e Nina da Costa Corrêa.

Para concorrer ao prêmio o nutricionista precisa ser indicado por uma organização social, entidade de classe ou instituição, de personalidade jurídica, e toda a documentação é submetida a uma comissão avaliadora que segue os requisitos determinados por edital.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br