Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

GUIA ALIMENTAR: nutricionistas devem fortalecer o uso pela população e defender seus conceitos
Postado em 23/05/2023 | fonte - Asbran e Aliança

Desde o ano passado, a ASBRAN, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS e Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição - CGAN, vem desenvolvendo a Campanha SEGUE O GUIA, que busca ampliar uso do Guia Alimentar para a População Brasileira entre os nutricionistas. 

Não há dúvidas: o GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA é um grande instrumento de apoio e incentivo às práticas alimentares saudáveis e, desde sua implantação, vem quebrando paradigmas e estabelecendo novos conceitos no campo da Nutrição. Além disso, tem sido referência para documentos em outros países, como Canadá, Peru e Israel. 

Fortalecê-lo é importante, como também defendê-lo de ataques.

POSICIONAMENTO DA ALIANÇA

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, integrada pela ASBRAN, emitiu recentemente posicionamento em resposta às manifestações feitas pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) durante uma Audiência Pública na Câmara Federal em 11 de maio de 2023. O posicionamento é um manifesto em defesa da alimentação saudável, baseada em evidências científicas e livre de conflitos de interesse.

Em preocupação com as afirmações feitas pelo representante da ABIA, a Aliança ressalta que as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) representam um problema significativo de saúde pública, afetando especialmente as populações de baixa renda e escolaridade. Essas doenças estão associadas a fatores de risco modificáveis, como obesidade, hábitos alimentares inadequados e sedentarismo.

A Aliança também refuta as declarações equivocadas do representante da ABIA em relação a um estudo que aponta o consumo de produtos ultraprocessados como causa de milhares de mortes no Brasil. A pesquisa, conduzida pelo Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA) da Fiocruz, revelou que mais de 10% das mortes prematuras por DCNT em 2019 foram atribuídas ao consumo desses produtos. A Aliança destaca a importância desse estudo, publicado em uma revista científica conceituada, e critica a distorção dos dados por parte da ABIA.

Além disso, a Aliança rebate as afirmações infundadas do representante da ABIA sobre a falta de reconhecimento dos principais fatores de risco para as DCNT e suas alegações de que o Guia Alimentar para a População Brasileira e a classificação NOVA são contestados cientificamente. A Aliança ressalta que organizações como a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Banco Mundial e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reconhecem a importância de políticas fiscais, restrição de publicidade de produtos não saudáveis, melhoria da informação ao consumidor e outras medidas para enfrentar a obesidade e promover hábitos alimentares saudáveis. A Aliança enfatiza que a classificação NOVA é respaldada por estudos científicos e amplamente reconhecida. 

LEIA O POSICIONAMENTO NA ÍNTEGRA

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br