A indústria de alimentos e os estudos científicos

Postado em 13/05/2019 |

A diretora da Asbran Marli Brasioli e a conselheira Dyanara Oliveira prestigiaram na última semana o lançamento do Livro "Uma verdade indigesta: como a indústria alimentícia manipula a ciência do que comemos" (Editora Elefante), de autoria da pesquisadora e professora emérita da Universidade de Nova York Marion que também proferiu a Palestra "A indústria de  alimentos e os estudos científicos". 
 
A obra analisa como a manipulação da ciência para fins de marketing distorce a agenda de pesquisa e confunde a opinião pública.⠀No posfácio do livro de Marion, há uma texto de autoria de João Peres e Moriti Neto (@ojoioeotrigo) que cita a ASBRAN por ter baixado a Portaria nº 01/2015 que delimitou critérios para vincular a seus eventos patrocinadores alinhados aos conceitos de saudabilidade e sustentabilidade.
 
Essa ação pioneira, que impactou o CONBRAN, citado também no posfácio do livro, representa o envolvimento da ASBRAN com as atuais diretrizes e estratégias alimentares nacionais, nas quais os esforços estão voltados para a qualidade do que comemos.
 
Após análises e considerações frente à necessidade de implantação de estratégias efetivas e integradas para a redução da morbimortalidade causada por doenças crônicas não transmissíveis relacionadas à alimentação e nutrição, a ASBRAN decidiu não estabelecer parcerias com indústrias, empresas e ou instituições que comercializem, promovam, ofertem, doem, incentivem ou usem bebidas de baixo teor nutricional; bebidas alcoólicas; alimentos com elevada quantidade de açúcar e/ou gordura saturada e/ou gordura trans e/ou sódio.
 
A Portaria ainda veta parcerias com empresas que comercializem alimentos transgênicos; produtos para emagrecimento e “nutrição estética” para os quais não haja evidências científicas de seus efeitos; produtos que prometem “milagres”, efeitos ou impactos para os quais não haja evidências científicas de seus efeitos; produtos ultraprocessados; redes de fast-food; políticas e práticas de conflito com a saúde.

fonte: Asbran

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica