Prêmio Lieselotte Ornellas sai para duas nutricionistas de destaque
Postado em 23/11/2020
| fonte - Asbran

Pela primeira vez, desde a sua criação, há seis anos, o PRÊMIO LIESELOTTE ORNELLAS NUTRICIONISTA DESTAQUE NO BRASIL será entregue a duas nutricionistas. Após análise de documentos encaminhados, a Comissão Avaliadora do Prêmio chegou a um empate. "É um resultado novo para a edição deste ano, mas não surpreende diante da trajetória destas duas mulheres que muito contribuíram para a Nutrição no país", adiantou a presidente da Asbran, Ruth Guilherme.
As premiadas são Silvia Maria Franciscato Cozzolino, indicada pelo Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região, e Sonia Lúcia Lucena Souza de Andrade, indicada pela Associação Pernambucana de Nutrição. Todas as instituições proponentes tiveram de cumprir rigorosos critérios e exigências determinados por edital, antes de passar pela comissão composta por membros da Asbran e demais profissionais ligados à área acadêmica.
Silvia Cozzolino representa uma geração de grande trabalho pela Nutrição e defesa dos nutricionistas em todo o país. Formada em 1969, quando o papel do nutricionista ainda era desconhecido pela maioria da população, atuou intensamente para propagar esta ciência e mostrar sua importância na área da saúde.
Graduada em Nutrição pela Universidade de São Paulo, possui mestrado e doutorado em Ciência dos Alimentos pela USP, onde é professora titular desde o ano 2000. Seu trabalho na área de pesquisa é bastante reconhecido, tendo sido publicado em revistas nacionais e internacionais.
Sonia Lucena é nutricionista formada pela Universidade Federal de Pernambuco em 1978, com mestrado em Nutrição (1990) e doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2000), onde também lecionou como professora associada. Sempre teve forte atuação nas áreas de Saúde Pública e Alimentação Escolar, com presença marcante em instâncias de participação social.
Foi consultora da Fundação Roberto Marinho para área de Nutrição, de Segurança Alimentar da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco, em 2012-2013; colaboradora na elaboração do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas; colaboradora no Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Projeto Bahia Produtiva.
Difícil é a missão de resumir a história destas duas nutricionistas que tanto lutaram e lutam para que a Nutrição tenha seu lugar de destaque na promoção da saúde e bem-estar das pessoas, afirma Ruth.
Solenidade de entrega
Com a realização do Conbran em plataforma digital, atendendo orientações para distanciamento social, a cerimônia de entrega do prêmio sofrerá alteração, sendo ele entregue na residência do vencedor e seu depoimento será gravado para exibição online. A premiação ocorrerá dia 19 de janeiro de 2021, como parte da programação de abertura do congresso.
NOTÍCIAS | LISTAR
- Estudo NutriNet do Nupens/USP vai acompanhar a alimentação de brasileiros
- ONU define 2021 o Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras
- Dia Mundial da Água: o desperdício e os erros que nos levarão à escassez
- ASBRAN e CFN subscrevem Carta Aberta em Defesa das PICS no SUS
- Pesquisa analisa consumo de ultraprocessados por jovens e tipo de escola
- Vitamina D não reduz tempo de internação em casos graves de covid, aponta estudo da USP

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br