Dia Mundial da Água: o desperdício e os erros que nos levarão à escassez
Postado em 24/02/2021
| fonte - Asbran
Aprendemos desde cedo que a água é um recurso natural indispensável à vida no nosso planeta. Um recurso finito, apesar de muita gente ainda achar que é infinito.
A Nutrição nos ensina que a água é essencial para a nossa vida. Ela distribui nutrientes, regula nossa temperatura, veste sua armadura para eliminar as toxinas e é valente para estimular o trânsito intestinal. Quando ela nos falta, nosso corpo grita.
Água, tão necessária, tão falada e cantada por nossos poetas.
Por falta d’água perdi meu gado, morreu de sede meu alazão, já dizia Luiz Gonzaga em Asa Branca.
Nosso futuro depende da água, que não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.
Sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. (Art.7º - Declaração Universal dos Direitos da Água).
Pense bem neste 22 de março, Dia Mundial da Água. Reflita sobre a importância desse bem natural e nosso papel diante dele.
Dados divulgados pela ONU indicam que aproximadamente 3 bilhões de pessoas sofrerão com a sua escassez em 2025. Escassez esta provocada pelo crescimento populacional, poluição, desmatamento, desperdício, entre outros fatores. Mas a situação já é grave: mais de 2 bilhões de pessoas vivem neste momento em países que experimentam estresse hídrico
Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. A irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vai para a indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico.
Caminhamos para enterrar os versos de Guilherme Arantes sobre as "águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão; águas que banham aldeias e matam a sede da população".
Tenho Sede, já cantavam Gilberto Gil e Dominguinhos. "Traga-me um copo d'água, tenho sede e essa sede pode me matar....”
NOTÍCIAS | LISTAR
- Inquérito Nacional na pandemia aponta pico epidêmico da fome
- Congresso derruba veto à indenização de agentes da saúde incapacitados pela covid
- CNS lança cartilha para orientar realização de conferências de Saúde
- PNAE: ÓAÊ e entidades se posicionam contra Requerimento de Urgência
- PL 3.292/20 altera o PNAE e preocupa comunidade escolar
- Lançado Observatório da Alimentação Escolar

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br