ASBRAN e CFN subscrevem Carta Aberta em Defesa das PICS no SUS
Postado em 23/02/2021
| fonte - CFN|ASBRAN
A Associação Brasileira de Nutrição - ASBRAN e o Conselho Federal de Nutricionistas - CFN subscreveram, em conjunto com diversas entidades, a “Carta Aberta em Defesa das PICS no SUS”, elaborada pela Rede Nacional de Atores Sociais em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (RedePICS Brasil).
Na carta, as entidades defendem os avanços das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS), como forma de ampliar os recursos para cuidados, prevenção de doenças e promoção de saúde, destacando que 78% dos municípios brasileiros oferecem esses recursos terapêuticos para a população em atendimentos individuais e coletivos.
As entidades também questionam o desligamento dos coordenadores nacionais das Práticas Integrativas e Complementares no Ministério da Saúde, Daniel Amado e Paulo Rocha. Repudiam indicações para a composição de cargos de direção da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), fora dos princípios da transversalidade e representatividade da área no país e afirmações de supostos representantes das PICS que afrontem a ética, bem como iniciativas que coloquem em risco a saúde da população e a reputação dos milhares de profissionais das PICS no Brasil.
Para os signatários da carta, o movimento de nomeação à nova coordenação nacional de PICS é um ato sem representatividade e coerência técnico-científica, que coloca em risco a PNPIC e os avanços obtidos em 15 anos de trabalho intenso alinhado com o SUS.
Para conferir a íntegra da carta, clique aqui.
NOTÍCIAS | LISTAR
- Inquérito Nacional na pandemia aponta pico epidêmico da fome
- Congresso derruba veto à indenização de agentes da saúde incapacitados pela covid
- CNS lança cartilha para orientar realização de conferências de Saúde
- PNAE: ÓAÊ e entidades se posicionam contra Requerimento de Urgência
- PL 3.292/20 altera o PNAE e preocupa comunidade escolar
- Lançado Observatório da Alimentação Escolar

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br