Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

ASMAN promove II CONUT debatendo mudanças globais e práticas profissionais
Postado em 03/11/2025 | fonte - Asbran

Nutricionistas, estudantes e demais profissionais da área — entre docentes, gestores, representantes do CRN-3, do sindicato e da sociedade civil organizada (CIAN e COMSAN) — reuniram-se entre os dias 29 e 31 de outubro, em Mato Grosso do Sul, para debater o tema “Nutrição em transformação: das mudanças globais às práticas profissionais”.

O assunto foi destaque no II CONUT – Congresso de Nutrição de Mato Grosso do Sul, evento científico que se consolida como um dos principais espaços regionais de formação, troca de experiências e discussão sobre as tendências mundiais da alimentação e nutrição. Promovido pela Associação Sul-Mato-Grossense de Nutrição (ASMAN), filiada à ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o congresso contou com a participação da Profª Drª Isabel Duré de Valiente, da Facultad de Ciencias de la Salud – Universidad Nacional de Caaguazú (Paraguai).

Durante o evento, foram discutidos os impactos das mudanças globais nos sistemas alimentares, a Sindemia Global, as políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, além das diversas áreas de atuação do nutricionista — da nutrição clínica à alimentação coletiva. Temas emergentes também ganharam espaço, como o uso da inteligência artificial na nutrição, o lipedema e as novas terapêuticas farmacológicas para o tratamento da obesidade.

O presidente da ASMAN, Anderson Holsbach, destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a associação, que reforça o compromisso com a qualificação da força de trabalho do SUS:

“O CONUT está em sintonia com as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, que dá ênfase à educação permanente dos profissionais. A parceria que celebramos com o governo do Estado reforça nosso trabalho neste sentido, oferecendo atualização e suporte técnico aos nutricionistas e às equipes multiprofissionais dos municípios”, afirmou.

Segundo Anderson, a Secretaria de Estado de Saúde viabilizou cortesias para que representantes de municípios, da CIAN (Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição) do Conselho Estadual de Saúde, da CAISAN (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional) e de instituições de ensino superior pudessem participar do evento. "Investindo na formação continuada fortalecemos a rede pública de saúde."

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br