Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Presidente da ASBRAN fala a novos conselheiros do CAE João Pessoa
Postado em 31/10/2025 | fonte - Asbran

A presidente da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), Albaneide Peixinho, participou na última quinta-feira (30), online, de um encontro de formação de novos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de João Pessoa. O evento foi realizado a convite do presidente do CAE local, Ricardo Leandro, e reuniu conselheiros empossados em julho.

Albaneide — que coordenou por 13 anos o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) — compartilhou sua experiência e destacou o papel fundamental dos conselheiros na garantia da transparência, qualidade e efetividade da alimentação escolar.

Segundo a presidente da ASBRAN, o CAE é um importante espaço de controle social e participação cidadã, assegurando que os recursos públicos destinados à alimentação escolar sejam aplicados de forma correta, eficiente e em benefício direto dos estudantes. Ela ressaltou que o envolvimento da sociedade civil e dos profissionais de nutrição fortalece as ações do PNAE e contribui para a promoção da segurança alimentar e nutricional nas escolas públicas.

Para Ricardo Leandro, é fundamental formar conselheiros para que possam exercer sua função com conhecimento. "A maneira clara com que Albaneide transmitiu as informações contribuiu muito para que os novos conselheiros entendam a competência do CAE e como trabalhar de maneira positiva. Vamos prosseguir até o final do ano investindo na formação do grupo", disse.

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um órgão colegiado, autônomo e permanente, instituído em todos os estados e municípios brasileiros, com o objetivo de acompanhar, fiscalizar e avaliar a execução do PNAE. Entre suas principais atribuições estão:

  • Analisar e emitir parecer sobre a prestação de contas dos recursos financeiros repassados pelo FNDE;
  • Acompanhar o cumprimento dos cardápios elaborados por nutricionistas e a qualidade dos alimentos servidos;
  • Verificar as condições de armazenamento, transporte e preparo da alimentação escolar;
  • Estimular a compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar, conforme previsto na legislação do PNAE;
  • Garantir o direito à alimentação adequada a todos os alunos da rede pública de ensino.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br