Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

A saída do Brasil do Mapa da Fome: combate à insegurança alimentar permanece essencial para consolidar os resultados
Postado em 31/07/2025 | fonte - Asbran

O relatório anual da SOFI - State of Food Security and Nutrition in the Word 2025 - Estado de segurança alimentar e nutricional no mundo ONU - 2025 (CLIQUE AQUI) aponta avanços globais no combate à fome, com destaque para a saída do Brasil do mapa da fome, a despeito de uma conjuntura do uso de alimentos como arma de guerra, o aumento do preço dos alimentos, entre outros fatores.  

O Brasil foi oficialmente retirado do Mapa da Fome após análise de três anos consecutivos com taxa de desnutrição abaixo de 2,5 da população, que é um critério para exclusão da lista. Essa classificação se baseia na média trienal de 2022 a 2024. Mesmo que com os dados críticos de 2022, ano marcado pelo impacto da pandemia, o país conseguiu ficar abaixo do patamar limite. A desnutrição extrema que atingia cerca de 33 milhões de pessoas em 2022, reduziu-se a aproximadamente 7 milhões de pessoas correspondendo a 3,4 % da população. Ainda assim, a insegurança alimentar moderada atinge cerca de 13,5 % da população (28,5 milhões). A saída do Mapa da Fome é uma conquista significativa e o testemunho de políticas públicas efetivas, porém o combate à insegurança alimentar permanece essencial para consolidar os resultados.  

Essas mudanças foram motivadas pelas políticas sociais robustas como o Plano Brasil sem Fome, com foco em transferência de renda como o Bolsa família, fortalecimento da alimentação escolar, que alimenta mais de 40 milhões de alunos e teve o seu per capita reajustado; apoio à agricultura familiar com a retomada do programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar; estímulo ao salário mínimo com reajustes reais, que injeta dinheiro público na economia com aumentos do emprego e a queda da pobreza; crédito rural, cozinhas solidárias, entre outras. Todo esse esforço foi integrado pelo governo federal com estados, municípios e sociedade civil por meio de um sistema nacional de segurança alimentar.  

Para a Associação Brasileira de Nutrição - ASBRAN, a saída do Brasil do Mapa da Fome ganha maior relevância internacional com a Cooperação sul-sul em vigor, onde países procuram o Brasil para formação de parcerias a fim de capacitar técnicos estrangeiros com base na experiência brasileira, uma vez que aumenta a credibilidade e a legitimidade internacional, pelo fato do país ter conseguido avanços concretos na segurança alimentar e nutricional. Além disso, o Brasil assume a liderança no sul global, voltando a ser visto como um exemplo de país em desenvolvimento que conseguiu enfrentar com sucesso a fome por meio de políticas públicas integradas.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br