Aguarde, carregando...
A diretora da ASBRAN Ruth Guilherme foi eleita para compor a nova gestão da Alianza Iberoamericana de Nutricionistas (AIBAN). A escolha ocorreu ontem (3), no México, durante Assembleia Geral da AIBAN que reuniu lideranças da Argentina, Brasil, Chile, Guatemala, Costa Rica, Paraguai, Uruguai, Espanha, México e Equador, este último com participação de forma virtual. O novo presidente é o nutricionista uruguaio Guillermo Dario Silva Marins.
Durante a assembleia, a então presidente Marcia Fidelix fez um relato do 10º Congresso da AIBAN e lembrou que a Aliança está completando 15 anos. A ideia nasceu no Brasil, no CONBRAN 2010, "com a assinatura de uma proposta que ultrapassou o formato de um evento nacional e se tornou um internacional, tendo passado por diversos países ao longo dos anos". O próximo Congresso Ibero-Americano de Nutrição AIBAN, inclusive, já tem sede. Será realizado no Equador em 2027. Também foi aprovada a sede para a edição 2029, que será Buenos Aires (Argentina).
Um dos pontos marcantes da assembleia geral, segundo Ruth Guilherme, que representou a ASBRAN, foi o debate sobre "Rotulagem de Alimentos: situação na América Latina, avanços e retrocessos", que trouxe a situação atual do processo em vários países, como Costa Rica, Brasil e México, e contou com a apresentação da experiência chilena com a implementação da rotulagem frontal.
Samuel Duran, do Colegio de Nutricionistas Universitarios de Chile, destacou que, após a implementação da Lei de Rotulagem Nutricional, os produtos alimentícios reduziram significativamente seu teor de açúcar, sódio e gordura saturada, caindo de 90,4% de itens com excesso de nutrientes em 2014 para apenas 15,0% em 2016. Em sua apresentação, Samuel considerou preocupações com o alto uso de adoçantes não calóricos em produtos infantis e a proposta do Ministério da Saúde, em outubro de 2023 e abril de 2024, de incorporar rótulos de advertência sobre sua presença. A metodologia incluiu pesquisas com consumidores sobre sua disposição de mudar seus padrões de compra ao identificar rótulos de advertência em categorias como bebidas açucaradas, biscoitos doces, salgadinhos, salsichas e cereais, entre outros.
"A rotulagem frontal é reconhecida como uma ferramenta eficaz para orientar as compras saudáveis, embora ainda existam desafios para melhorar o ambiente escolar, regulamentar os cardápios infantis nas lojas e reforçar a educação nutricional", concluiu.
NOVOS PLANOS
A nova diretoria da AIBAN foi eleita por unanimidade e será integrada pelos nutricionistas Guillermo Dario Silva Marins (presidente), Ana Caceres (1ª secretária), Martina Miserachs (2ª secretáraia) e Ruth Cavalcanti Guillerme (tesoureira). O compromisso da nova gestão é investir em acordos de cooperação para alavancar as políticas públicas em cada país da Aliança.
Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br
Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada
Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br
ACESSE A REVISTA RASBRAN
ATUALIZAÇÃO CLÍNICA
ASSOCIAÇÕES FILIADAS
ACESSE OS CURSOS ONLINE
PRÊMIO NUTRICIONISTA
CLUBE DE BENEFÍCIOS