Aguarde, carregando...
Seus rins estão ok? Esta é a pergunta que fazemos hoje (13) como parte da campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), no Dia Mundial do Rim. O alerta é muito importante e a ação do nutricionista também!
Dez por cento da população apresenta doença renal crônica (DRC), que tem como causas mais comuns, a pressão alta e o diabetes. É reconhecida como um problema global de saúde pública e pode afetar pessoas de todas as faixas etárias e raças, sendo bastante prevalente em idosos acima dos 75 anos. É uma doença de caráter irreversível, silenciosa e que afeta a qualidade de vida de seus portadores. Ela pode ser rastreada de forma simples, através da presença de proteína na urina ou através do nível de creatinina sérica.
A DRC pode se manifestar através da presença de edema nos tornozelos e de espuma na urina, fadiga, diminuição do apetite e anemia no estágio mais avançados da doença. É necessário estar atento às condições de risco para instalação da doença renal crônica se o indivíduo se encaixa em uma das seguintes situações: ter pressão alta ou diabetes ou doenças cardiovasculares, possuir histórico familiar de DRC, estar com excesso de peso, ser fumante, encontrar-se acima dos 50 anos. No entanto, podemos reduzir os riscos de ter DRC adotando práticas como atividade física regular, monitorar a pressão arterial e controlar o diabetes, hidratação, não fumar e alimentação saudável, esclarece a nutricionista Ana Adélia Hordonho, diretora da ASBRAN. “Também é importante não fazer uso de medicações sem indicação médica, assim como controlar o peso corporal.”
O nutricionista, enquanto profissional de saúde, deve engajar-se nesta campanha da SBN, orientando a população no sentido de prevenir/ reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença renal. Participe dessa ação de conscientização sobre como detectar, prevenir e tratar essa doença que atinge cerca de 20 milhões de brasileiros.
Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br
Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada
Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br
ACESSE A REVISTA RASBRAN
ATUALIZAÇÃO CLÍNICA
ASSOCIAÇÕES FILIADAS
ACESSE OS CURSOS ONLINE
PRÊMIO NUTRICIONISTA
CLUBE DE BENEFÍCIOS