Aguarde, carregando...

Facebook  Instagran  Youtube  Whattsapp  Contato
Asbran

Dia Mundial do Diabetes alerta para o aumento da prevalência da doença
Postado em 14/11/2024 | fonte - Asbran

Milhões de pessoas no mundo convivem com o Diabetes Melitus (DM)  e a sua  prevalência continua a aumentar. O DM é uma desordem metabólica que se manifesta com hiperglicemia persistente causada quando há produção inadequada de insulina ou resistência à insulina, ocasionando alterações sistêmicas a longo prazo que impactam de forma negativa na qualidade de vida dos pacientes. É uma doença que pode ser prevenida e quando instalada, evolui com alterações metabólicas com danos a longo prazo e que precisam ser tratados adequadamente

Hoje, 14 de novembro, celebramos o Dia Mundial do Diabetes, oportunidade para as entidades divulgarem campanhas de conscientização sobre esta doença que afeta milhares de pessoas no mundo e que tem se tornado um problema de saúde pública. Para a ASBRAN é fundamental que nutricionistas atuem na prevenção. Essa abordagem é de extrema importância em virtude de sua alta prevalência, morbimortalidade e expressivos custos associados ao seu tratamento. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com diabetes está crescendo e estima-se que dobrarão até 2030. No Brasil, a pesquisa Vigitel Brasil 2023 indica que 10,2% da população tem diabetes, o que representa um aumento em relação a 2021, quando o índice era de 9,1%.

Os cuidados que envolvem a prevenção e o tratamento do DM são permeados pela nutrição. Em todos os níveis de atenção em saúde, o tratamento deve ser orientado por uma equipe multiprofissional especializada, com cuidado de caráter integrado. O papel do profissional de nutrição é apoiar, orientar e traduzir as informações técnicas de saúde e nutrição em saberes práticos na linguagem do paciente, promovendo autonomia no gerenciamento de suas escolhas alimentares.

“Além da sua atenção na assistência nutricional ao paciente portador de DM, o nutricionista deve se empenhar na contribuição da prevenção, estimulando a criação e implementação de políticas públicas que tornem viável aos portadores da doença viver mais e melhor, promover o diagnóstico precoce, orientando sobre formas acessíveis de tratamento adequado”, ressalta Ana Adélia Hordonho, diretora da ASBRAN.

A ASBRAN, diante da magnitude da data, vem sensibilizar os profissionais de nutrição quanto a devida importância do conhecimento técnico e dos saberes e estratégias, do tratamento, médico e, sobretudo, nutricional. “Precisamos trabalhar por políticas públicas e programas de prevenção e tratamento do diabetes, pois são imprescindíveis para permitir que os pacientes não apenas tomem conhecimento de sua condição de saúde, mas também tenham habilidades necessárias para gerenciá-la de forma autônoma e eficaz”, concluiu Ana Adélia.

 

Observatório de Publicidade de Alimentos

Entenda, aprenda e denuncie | www.publicidadedealimentos.org.br

Orgânicos para o Mundo

Promova e sua rede a alimentação saudável e adequada

Pela Saúde do Coração | Gordura Trans Não

Acesse o site do projeto www.gorduratransnao.com.br