Presidente do CNS se reúne com nova diretora da Opas

Postado em 07/01/2019 |

07/01/2019

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, se reuniu recentemente, em Brasília, com a nova representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross Galiano.
 
A nova diretora da Opas é doutora em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Costa Rica e mestrada em Ciências, Epidemiologia, Escola de Saúde Pública, pela Universidade do Texas.
 
Com a transição do cargo, até então ocupado por Joaquin Molina, a nova diretoria tem se reunido com entidades e instituições que mantêm parceria no Brasil, o que inclui o Conselho Nacional de Saúde, do qual a Asbran é membro titular.
 
“Fizemos questão de destacar a fundamental importância da parceria que o CNS tem com a Organização Pan-Americana da Saúde em diversos projetos e na defesa do SUS”, afirmou Pigatto.
 
Entre os frutos desta parceria, é possível destacar a 15ª Conferência Nacional de Saúde, a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, a participação no Fórum Social Mundial 2018 e o 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica, finalizado neste dezembro, no Rio de Janeiro. A parceria também se estenderá para a organização e realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), até agosto de 2019.
 
“Há ainda os termos e acordos de cooperação que a OPAS mantém com o Conselho Nacional de Saúde viabilizando, inclusive, a própria assessoria técnica do CNS, que atua no desenvolvimento de diversos temas relacionados à saúde dos brasileiros e projetos que fortalecem a luta em defesa do Sistema Único de Saúde”, completa Pigatto.
 
A Opas ainda apoia o Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), que desde 2017 desenvolveu em conjunto com o CNS o projeto Formação para o Controle Social no SUS. Com isso, foram realizadas 70 oficinas, durante 18 meses, com a mobilização de 6.500 lideranças de todos os estados brasileiros.
 
No último dia 3 de janeiro ocorreu reunião de trabalho entre o presidente, mesa diretora e a secretaria executiva do CNS com a Dra. Socorro Gross Galiano e sua nova equipe de assessores. A nova representante da Opas/OMS no Brasil também foi convidada para participar da primeira reunião ordinária do colegiado, que será realizada nos dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro, para reafirmar o compromisso entre as instituições.

fonte: CNS

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica