Título de Especialista: afinal, ele é importante?

Postado em 22/11/2017 |

22/11/2017

Nas últimas décadas, a Saúde ampliou suas áreas de atendimento e foco e fez nascer novas especialidades. Como consequência da atuação de profissionais nestas áreas, surgiram também novos saberes, enriquecidos com a teoria científica e a prática, transformando profissionais em especialistas.
 
Assim foi na Medicina, na Psicologia, na Fonoaudiologia, assim também é na Nutrição desde 2006, quando foi estabelecido o Título de Especialista em Nutrição - TEN, que só pode ser conferido pela Asbran, conforme determina a Resolução CFN n° 416/2008.
 
"O Título de Especialista não é um negócio, tão pouco um certificado comum. Ele representa a excelência no conhecimento específico, afirma o profº Marcelo Sipioni, diretor da Asbran que atua na Comissão do Título de Especialista. Segundo Marcelo, muitos profissionais se dedicam ao estudo e prática em áreas distintas e o TEN confere a eles uma chancela especial, à semelhança do que é conferido em outras categorias.
 
A coordenadora da Comissão, profª Ana Maria Bartels Rezende, também destaca a importância do TEN neste processo. "Ainda que todo nutricionista esteja apto a exercer a profissão na sua plenitude, torna-se extremamente difícil praticá-la simultaneamente, com segurança, em especialidades como o esporte, a fitoterapia, a alimentação coletiva, a nutrição clínica e a saúde coletiva. Por isso, o Título de Especialista em Nutrição foi estabelecido: para conferir ao nutricionista um selo de expertise que vai qualificá-lo no mercado e vai assegurar a excelência no atendimento aos pacientes", explica. 
 
Na prática, ter um Título de Especialista faz a diferença, confirma a nutricionista Maria do Socorro Paredes Santos, de Belém do Pará. Em 2014 ela obteve o Título em Alimentação Coletiva. "Não só pacientes, clientes, como também colegas, reconhecem esta qualificação. É possível perceber quando as pessoas preferem um profissional com titulações e certificações que atestam uma habilitação especializada. E o Título conferido pela Associação Brasileira de Nutrição, entidade científica reconhecida, com quase 70 anos, representa para mim uma grande conquista", conta.
 
INSCRIÇÕES VÃO ATÉ JANEIRO
 
As inscrições para a nova edição do Título de Especialista em Nutrição para nas áreas de ALIMENTAÇÃO COLETIVA, NUTRIÇÃO CLÍNICA, NUTRIÇÃO EM ESPORTES e SAÚDE COLETIVA estão abertas e vão até as 14 horas do dia 30 de janeiro de 2018. Esta é a primeira vez que o Processo de Concessão é totalmente gerenciado por plataforma digital, facilitando aos candidatos o envio de documentos, à semelhança do que ocorreu com o Título de Especialista em Fitoterapia.
 
Para participar, o profissional precisa estar regularmente inscrito e quite referente ao exercício anterior à data da inscrição com o Conselho Regional de Nutricionistas da jurisdição onde exerce sua atividade principal. É necessário ainda comprovar experiência na área pleiteada por no mínimo, três anos. Para se inscrever acesse o endereço http://www.asbran.org.br/titulo.php e efetuar o cadastro online.

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica