Asbran lamenta falecimento de Lieselotte Ornellas

Postado em 15/02/2017 |

15/02/2017

A Nutrição acordou triste hoje no Brasil. Faleceu Lieselotte Hoeschl Ornellas, remanescente da primeira geração brasileira de nutricionistas no país, que se compunha de duas enfermeiras que cursaram nutrição na Argentina. Catarinense brilhante, Lieselotte nasceu em Florianópolis, (SC), no dia 23/09/1917, mas residiu na maior parte de sua infância em Lages. Filha de Walter Hoeschl e Maria Hoeschl que eram imigrantes alemães, estudou no Grupo Escolar Vidal Ramos (1924 1927), na Escola Complementar, de 1928 a 1930; no Instituto Cristão de Castro, de 1931 a 1932, e no Instituto José Manuel da Conceição, de 1934 a 1935.
 
O interesse pela profissão iniciou ao ler a biografia de Florence Nightingale no colégio evangélico onde estudava, quando pensou que a melhor maneira de servir ao próximo seria fazer o curso de enfermagem. Em 1º de março de 1936, com 18 anos, ingressou na Escola Anna Nery (EAN). Nessa época, a escola era dirigida pela norte-americana Bertha Lucile Pullen. Graduou-se em 22 de março de 1939. Lieselotte enfrentou dificuldades no período da Segunda Guerra para fazer valer o que lhe fora ensinado na Argentina. Também passou pela Inglaterra onde cursou pós-graduação em Nutrição, entre 1947 e 1949. A grande nutricionista e enfermeira tinha uma consciência extremamente humanista e sua participação como profissional e docente, durante 66 anos, contribuiu de forma singular para o desenvolvimento da Enfermagem e da Nutrição no Brasil.
 
Em 2014, a Asbran, lançou o Prêmio Lieselotte Ornellas - Nutricionista Destaque no Brasil, uma honraria que pretende reconhecer o mérito do trabalho do nutricionista que contribui com o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da ciência da Nutrição e com a promoção e reconhecimento social da categoria. O primeiro prêmio foi entregue à Lieselotte, no Rio de Janeiro, em sua casa, em momento de muita emoção. O vídeo de registro desse momento pode ser conferido no site da Asbran ou no canal youtube - https://www.youtube.com/watch?time_continue=29&v=53zzXKn5gX0
 
Mais uma homenagem foi conferida no ano passado, quando nomes de referência na Nutrição foram escolhidos para marcar as ruas internas do Conbran, em Porto Alegre, sendo um deles o de Lieselotte.
 
A presidente da Asbran, Daniela Fagiolli Masson, disse que toda a comunidade acadêmica e científica da área da Nutrição e Alimentação se sente um pouco órfá hoje pela grande perda, mas destacou o enorme legado que Lieselotte deixa para várias gerações.

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica