Inca emite notas técnicas sobre ameaça do tabaco

Postado em 15/05/2017 |

15/05/2017

O tabaco é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável de todos os países, incluindo a saúde e o bem-estar econômico dos seus cidadãos. Este alerta será o foco da campanha deste ano da Organização Mundial da Saúde para 31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco (DSTN).
 
A OMS espera incentivar os países a incluir o controle do tabagismo em suas respostas à Agenda de Desenvolvimento Sustentável de 2030 e estimular gestores públicos e sociedade civil a combater a interferência da indústria do tabaco nos processos políticos.
 
O controle do tabagismo foi consagrado na Agenda de Desenvolvimento Sustentável. É visto como um dos meios mais eficazes para ajudar a atingir a meta SDG 3.4 de uma redução de um terço globalmente, até 2030, de mortes prematuras por doenças não transmissíveis (DNT), incluindo doenças cardiovasculares, câncer e doenças pulmonares crônicas. 
 
Aqui no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer - Inca emitiu já Notas Técnicas para o Controle do Tabagismo com o tema da campanha de 2017, lembrando que em 1999 surgiu o primeiro tratado internacional de saúde pública com o objetivo de deter a escalada do tabagismo e mortes a ele realcionadas.
 
Segundo a nota do Inca, estudo recente mostra que o país gastou em 2011 cerca de 21 bilhões de reais no tratamento de 15 tipos de doenças tabaco-relacionadas. O equivalente a o,5% do PIB desse mesmo ano.
O que pode parecer grande na verdade é gigante. Segundo técnicos essa análise está subestimada, pois não considerou os custos indiretos como perda de produtividades e gastos do próprio bolso das famílias.
 
A avaliação técnica do Inca traz ainda outras importantes observações como a relação entre fumantes e nível de escolaridade e aponta queda expressiva nas últimas décadas do percentual de adultos fumantes. Considera também o impacto negativo do tabagismo na qualidade de via e segurança alimentar das famílias.
 

Navegue no portal

O Portal da Asbran está sempre com novidades para melhor atender você. Aqui você vai encontrar muita informação, acessar publicações, resgatar a memória e conferir o calendário de eventos.

TÍTULO DE ESPECIALISTA

em nutrição

CONBRAN

congresso de nutrição

CANAL ASBRAN

vídeos

MEMÓRIA ASBRAN

nossa história

REDE ASBRAN

associe-se

REVISTA DA ASBRAN

eletrônica

AGENDA DA NUTRIÇÃO

eventos programados

PRONUTRI

nutrição clínica