Conheça as atividades permanentes da Asbran

A Asbran possui representações em vários segmentos científicos, políticos e acadêmicos. Sua participação em fóruns e eventos nacionais e internacionais tem sido permanente e sempre em defesa da categoria.

A cada ano a Asbran fortalece sua atuação e amplia sua voz em câmaras setoriais e conselhos. Aqui você confere a agenda de trabalho e ações que buscam fortalecer o exercício profissional do nutricionista brasileiro e aprimorar sua qualificação.

Representações da Asbran

COMISSÃO INTERSETORIAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO - CIAN

A Asbran coordena a CIAN, uma das comissões do Conselho Nacional de Saúde previstas na Lei nº 8.080/90. Responsável por integrar a Política de Alimentação e Nutrição em observância aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) à Política Nacional de Saúde.

CÂMARA DE REGULAÇÃO DO TRABALHO EM SAÚDE - CRTS

A regulação do trabalho e o exercício profissional dizem respeito às regulamentações jurídico-legais, éticas ou administrativas que, a partir da intervenção do Estado, demarcam campos de exercício de atividade. Integrada pela Asbran, a CRTS é uma instância permanente de caráter consultivo.

CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - CONSEA

A Asbran compõe, como suplente, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), instrumento de articulação entre governo e sociedade civil na proposição de diretrizes para políticas e ações na área da alimentação, nutrição voltadas para o enfrentamento do problema da fome e da miséria. O Consea tem caráter consultivo e assessora o presidente da República na definição de orientações para que o país garanta o direito humano à alimentação.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE - CNS

A Asbran ocupa a segunda suplência no grupo de Entidades Nacionais da Comunidade Científica da Área de Saúde do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o CNS tem caráter deliberativo e responde pela fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

FÓRUM BRASILEIRO DE SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - FBSSAN

O Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) é hoje uma articulação de entidades, movimentos sociais da sociedade civil organizada, indivíduos e instituições - entre elas a Asbran - que se ocupam da questão da segurança alimentar e nutricional. Criado em 1998, seu objetivo é mobilizar a sociedade em torno do tema da Segurança Alimentar e Nutricional.

FÓRUM PERMANENTE MERCOSUL PARA O TRABALHO EM SAÚDE

O Fórum Permanente do MERCOSUL para o Trabalho em Saúde é uma instância aberta e informal, com o objetivo de discutir a regulação da liberação dos serviços de saúde, e ampliar o processo de negociação e deliberação de políticas entre os Estados Partes.

COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MULTIPROFFISIONAL EM SAÚDE - CNRMS

A Asbran integra a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), por meio das Câmaras Técnicas ligadas à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. Elas foram implantadas no segundo semestre de 2010 em cinco modalidades diferentes: Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Especialidades Clínicas, Especialidades Cirúrgicas, Intensivismo, Urgência e Emergência, Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, Saúde Coletiva, Saúde Mental e Saúde Funcional. A Asbran participa das duas primeiras.

FÓRUM DAS ENTIDADES NACIONAIS DOS TRABALHADORES DA ÁREA DE SAÚDE - FENTAS

O Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da área da Saúde (Fentas) é um espaço permanente de discussões dos temas relevantes na área, que tem repercussão direta ou indireta na saúde da população brasileira. Dele participam aproximadamente 35 entidades representativas de trabalhadores de saúde.

FRENTE PELA REGULAÇÃO DA PUBLICIDADE DE ALIMENTOS

Desde o final de 2010, a Asbran integra a Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos, formada, em sua grande maioria, por organizações que participaram da consulta pública que acabou gerando a Resolução número 24/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.